terça-feira, 18 de agosto de 2020

Quadro de dicas: protegendo a lamina da plaina

Artigo bem interessante sobre plainas manuais 
Quando comecei a trabalhar com madeira, quase meio século atrás, considerava minhas máquinas os reis de ferro fundido de minha oficina e minha coleção de ferramentas manuais como relíquias curiosas de nosso passado. No entanto, quando descobri como uma plaina devidamente afiada pode oferecer velocidade e precisão que eu não poderia replicar usando ferramentas elétricas ou abrasivos, houve uma revolução na oficina. A serra de mesa e a junta não cederam nenhum território, mas minha coleção de antiguidades desceu da prateleira e ocupou um lugar regular em minha bancada. A parceria de plainas  antigas com maquinário motorizado foi um passo gigantesco em minha progressão de amador para um marceneiro de qualidade. 
As plainas  são ferramentas surpreendentemente simples, mas, como acontece com todas as coisas novas, há uma certa curva de aprendizado. Para começar, você precisa entender as peças e certificar-se de que estão montadas corretamente. Em seguida, você precisará de uma lâmina afiada e um pouco de prática. Você pode fazer muito com uma plaina, mas é útil ter uma plaina  mais longo para aplainar e uma mais curta para suavizar. Em pouco tempo, você usará plainas  para auxiliar em todas as fases de um projeto, desde a remoção de marcas de moinho e queimaduras, até a limpeza de casos, até o ajuste fino de portas e gavetas.
Comece com inteligência. Ao comprar plainas, evite versões baratas de lojas de ferragens; eles são lixo. Como alternativa, muitos novos modelos de prateleira podem custar centenas. Reabilitar uma plaina antiga pode ser recompensador, mas o sucesso não é garantido. Para começar, eu recomendo os plainas  de bancada WoodRiver, que são econômicos e confiáveis ​​assim que saem da caixa.

Trecho traduzido do artigo publicado que vc pode traduzir na integra, em:  
tem um link que vc pode abaixar um PDF em inglês,  que tambem permite a tradução.


Anteriormente havia publicado outro artigo, que se complementa com este, quadro de dicas sobre plaina aqui:

https://eseck1.blogspot.com/2020/08/quadro-de-dicas-plaina-manual-uso.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário