terça-feira, 11 de agosto de 2020

Quadro de dicas: Plaina manual - uso -


Quando comecei a trabalhar com madeira, quase meio século atrás, considerava minhas máquinas os reis de ferro fundido de minha oficina e minha coleção de ferramentas manuais como relíquias singulares de nosso passado. No entanto, quando descobri como um avião devidamente afiado pode fornecer velocidade e precisão que eu não poderia replicar usando ferramentas elétricas ou abrasivos, ocorreu uma revolução na oficina. A serra de mesa e a junta não cederam nenhum território, mas minha coleção de antiguidades desceu da estante e ocupou um lugar regular em minha bancada. A parceria de aviões antigos com maquinário motorizado foi um passo gigantesco em minha progressão de amador para carpinteiro de qualidade. 
Os aviões são ferramentas surpreendentemente simples, mas, como acontece com todas as coisas novas, há uma certa curva de aprendizado. Para começar, você precisa entender as peças e certificar-se de que estão montadas corretamente. Em seguida, você precisará de uma lâmina afiada e um pouco de prática. Você pode realizar muito com um plano, mas é útil ter um plano mais longo para aplainar e um mais curto para suavizar. Em pouco tempo, você usará aviões para ajudar em todas as fases de um projeto, desde a remoção de marcas de moinho e queimaduras, até a limpeza de casos, até o ajuste fino de portas e gavetas.
Comece com inteligência. Ao comprar aviões, evite versões baratas de lojas de ferragens; eles são lixo. Como alternativa, muitos novos modelos de prateleira podem custar centenas. Reabilitar um avião antigo pode ser recompensador, mas o sucesso não é garantido. Para começar, eu recomendo aviões de bancada WoodRiver, que são econômicos e confiáveis ​​assim que saem da caixa.

                                            Configuração de 3 etapas
Mesmo os aviões de qualidade requerem alguma configuração pronta para uso. Portanto, antes de começar a fazer a barba, você precisa afiar a lâmina e remontar o avião. Depois de unir a lâmina ao quebra-cavaco, coloque o par no sapo, deslize a tampa da alavanca e ajuste o parafuso da tampa da alavanca apenas o suficiente para permitir o ajuste da lâmina.
Em seguida, verifique a boca. Embora uma abertura de boca estreita possa ajudar a reduzir o rompimento com madeiras marcadas, aparas mais grossas podem ficar presas. Acho que uma abertura de 1/16 "de largura funciona bem com a maioria das ações e permite que aparas mais grossas passem sem engasgar. A maioria dos aviões exige a remoção da lâmina para ajustar a boca. Mas os planos WoodRiver permitem o ajuste da boca afrouxando dois parafusos laterais em a parte traseira da rã e girando um parafuso central.
Para definir a profundidade do corte, coloque uma placa de teste de granulação reta contra um batente de bancada. Enquanto corre o avião sobre a placa, gire lentamente o volante até que as aparas fiquem finas e finas. Se suas aparas lembram cachos grossos, retraia a lâmina completamente e tente novame  
Afie, remonte e comece
a aplainar






Conecte o quebra-cavacos . Depois de afiar a lâmina, recoloque o quebra-cavacos. Coloque o disjuntor no ferro, deslize-o para frente até que esteja 1⁄16 "da borda e, em seguida, aperte o parafuso. 


Instale a lâmina e verifique a boca . Para proteger a borda recém-afiada do contato com o corpo, coloque a lâmina na abertura da boca e, em seguida, incline-a para trás até que repouse sobre o sapo. Depois de colocar a tampa da alavanca, verifique a boca.
Uma abertura de boca de 1⁄16 "é adequada para o trabalho diário. Para alisar madeira entalhada, feche a boca para 1⁄32".


Gire a roda e observe o aplainamento . Com a lâmina totalmente retraída, mova o avião em uma placa de teste enquanto gira o botão de profundidade de corte. Apontar para aparas largas e finas como renda.
Mudar a alavanca de ajuste lateral move a lâmina na direção oposta. Ajuste a alavanca para centralizar o barbear na boca.
                                           
Passos simples de aplainar
Supondo que a lâmina esteja afiada e devidamente posicionada, aplainar não deve ser uma luta. Mas, como balançar um taco ou taco de golfe, saber a pegada, a postura e o movimento corretos fazem toda a diferença. Depois de dominar o básico, você estará pronto para colocar seu avião para funcionar.
Comece com seu controle. Eu prefiro envolver os três dedos inferiores da minha mão dominante em torno da alça traseira (ou bolsa) e descansar meu dedo indicador contra a borda da lâmina. A posição da minha mão oposta varia. Ao aplainar tábuas largas, vou envolvê-la no botão frontal. Ao aplainar as bordas, prefiro beliscar a lateral do molde. Essa pegada me permite usar meu dedo indicador como guia.
Pôr um avião em pranchas longas e painéis largos é uma mistura entre uma dança e um treino de corpo inteiro. Seus braços controlarão o corte, mas suas pernas e núcleo fornecerão o músculo real.
Para começar, fique um pouco atrás da peça de trabalho, afaste os pés na largura dos ombros e coloque o peso sobre o pé de trás. Defina a frente do avião em sua peça de trabalho com a lâmina fora da extremidade.
No início do corte, pressione o botão. (Isso neutraliza a tendência natural de balançar o avião quando a lâmina encontra a placa.) À medida que o avião avança, transfira o peso para o pé da frente. Ao mesmo tempo, iguale a pressão para baixo no botão e na bolsa. Use seu corpo para impulsionar a ferramenta. (Para pranchas mais longas, você pode aumentar seu alcance dando pequenos passos.)
Conforme você se aproxima do final da prancha, aplique mais pressão na sacola e estenda os braços. Continue empurrando até que a lâmina passe pela extremidade oposta. Agora limpe o barbear com a mão maçaneta, volte à posição inicial e repita. Para evitar o desgaste desnecessário da lâmina, levanto um pouco a sola no golpe de retorno.
                                           Domine os movimentos básicos

1 - Tome uma posição. Com os pés separados na largura dos ombros, plante o peso no pé traseiro e coloque a frente do avião na peça de trabalho com a lâmina para fora. Aplique pressão firme no botão para que a lâmina faça contato desde o início.

2 -Equilibre-o . Aplique pressão igualmente na bolsa e no botão, uma vez que o avião esteja completamente na prancha. Use seu corpo para empurrar o avião. Inclinar ou inclinar o avião pode torná-lo mais fácil de empurrar. 
3 -Mantenha contato . No final da passagem, afrouxe o botão e aplique pressão extra no contenedor para manter a ferramenta plana na peça de trabalho. Limpe o barbear e continue trabalhando em toda a placa usando passes consistentes e sobrepostos.
                                           Banir marcas de máquina

1 - Vá longe. Ao remover queimaduras, não se concentre em um ponto. Alise toda a aresta para mantê-la reta e plana.
2 - Marcas de moagem de nível. A # 4 remove as ondulações da marca de fresagem deixadas pelas juntadeiras e aplainadoras. Defina sua lâmina para fazer aparas fofas e, em seguida, comece em uma das bordas e vá avançando pelo tabuleiro.
                                           Painéis planos

Comece com um ataque em ângulo. Prenda o painel em sua bancada. Derrube os principais desalinhamentos primeiro, depois dê golpes longos e diagonais para nivelar a superfície. As linhas de lápis podem ajudar a avaliar seu progresso. Para melhores resultados, use um plano mais longo, como um # 5.
Acabe com o grão. Um nº 4 com lâmina curvada (veja a barra lateral à direita) é ideal para remover resquícios das passagens diagonais e alisar a superfície. Acabar com uma lixadeira está perfeitamente OK.
                                           Dica profissional: borda curvada



As lâminas de arestas retas são boas para marcenaria e são mais fáceis de afiar, mas os cantos agudos deixarão marcas de rastros em painéis largos. A solução é comprar uma segunda lâmina e curvando, ou curvando, a lâmina. O truque para curvar uma lâmina para um plano de alisamento é não exagerar. Para criar uma curvatura mínima, simplesmente aplico um pouco mais de pressão em cada canto durante o processo de brunimento.
                                           Ajuste e finessing
Os aviões manuais são ótimos para apagar queimaduras e marcas de moinho (afinal, quem gosta de lixar?), Mas na minha oficina, os aviões ganham seu sustento quando estou trabalhando no caso. Quando o sucesso é medido em milésimos de polegada, como ao ajustar molduras faciais, portas e gavetas, nada supera um plano bem ajustado.
Embora as técnicas discutidas aqui sejam variações das técnicas da página anterior, os riscos são maiores porque você está trabalhando com peças acabadas. É importante começar com uma borda recém-afiada e definir a lâmina para um corte superleve.
As armações de rosto muitas vezes ficam um pouco orgulhosas da caixa de madeira compensada. Aplainar uma moldura de rosto alinhada com a caixa é mais fácil do que unir uma borda, porque você pode apoiar a sola do avião na caixa. Observe as aparas e pare assim que a lâmina tocar na lateral.
As portas geralmente requerem ajuda de um avião manual. Para consertar um estilo ou grade desalinhado, comece na extremidade superior do tabuleiro e, gradualmente, volte até as extremidades ficarem alinhadas. Se a passagem final pegar a escada, remova as evidências com uma passagem leve.
As portas embutidas exigem uma etapa extra. Para obter uma revelação uniforme, monte a porta em sua abertura, marque os pontos apertados e aplique as bordas e pontas. Consulte a página 44 para obter mais informações sobre portas embutidas.
Rabos de pomba simbolizam madeira fina, mas cantos elegantes não contam muito se não parecerem bons ou se a gaveta não couber.
Quer você corte seus rabos de andorinha com a mão ou com uma fresadora, um avião é útil para aparar os pinos. Usando movimentos curtos, aplique as pontas até que os pinos fiquem alinhados e, em seguida, finalize a lateral. Para evitar a divisão dos pinos traseiros, aplico um pequeno chanfro ao longo do canto traseiro da gaveta. Inclinar o avião também pode ajudar.
Por fim, verifique os aros superior e inferior. Para consertar um ponto alto, coloque o avião atrás do canto alto, dê um passe e gradualmente trabalhe seu caminho de volta até que as partes estejam niveladas.
                                 Dê o toque final em armários, caixas e portas



Rubor-se quadros de face . Planear uma moldura de rosto é mais rápido do que uma lixadeira e mais seguro do que uma fresadora. Defina a lâmina para um corte super leve. O enviesamento registra a sola na caixa e pode ajudar a criar um corte mais liso.









Trilhos de nivelamento e escadas . Para corrigir o pequeno desalinhamento, prenda a porta na bancada e use cortes curtos e penetrantes até que a extremidade superior se nivele. Pare antes que a direção do grão das aparas mude. 





Portas adequadas. Alisar o grão final é um desafio, mas com uma lâmina afiada definida para um corte superleve, é a melhor maneira de obter um ajuste perfeito. Prender os blocos de apoio nas extremidades evita a divisão.
                                           





Ajuste o ajuste nas gavetas





Derrube os pinos . Um avião de alisamento é minha ferramenta essencial para limpar as pontas de uma gaveta com encaixe de andorinha. Pare quando as aparas mudarem de cor.








Em seguida, alise os lados.  Depois de nivelar os pinos, dê alguns passes longos na lateral. O aplainamento de um pequeno chanfro reduz a chance de divisão dos pinos traseiros.








Raspe as bordas . Um avião mais curto é útil para nivelar um canto elevado ou se aproximar furtivamente de um ajuste apertado ao pistão. Para lidar com a mudança da direção do grão nos cantos, tente   aumentar o ângulo de inclinação.











PDF do artigo original em inglês da WoodCraft Magazine:  https://www.woodcraft.com/media /Hand-Plane



compre a revista por U$ 7,00







quem quiser um pouco mais de informação tem um artigo bem interessante da Family Handyman, só que falando de plaina manual elétrica, neste link:   https://www.familyhandyman.com/project/how-to-use-a-power-planer/



Nenhum comentário:

Postar um comentário