domingo, 30 de agosto de 2020

LeeValley - collecting-molding-planes

Apreenda um pouco sobre as plainas moldureiras que são utilizadas até hoje, em um artigo traduzível:     anatomia do plano de moldagem
Embora consistam em apenas três partes - um corpo, uma lâmina e uma cunha - os planos de moldagem são, na verdade, ferramentas de precisão complexas. A sola é moldada ao contrário da moldagem e o ângulo de acamamento da lâmina (seu passo) está diretamente relacionado com o material que se pretende cortar: 45º para madeiras macias, 50º para uso geral e 55º a 60º para madeiras duras. Alguns planos têm tiras de madeira densa (geralmente buxo, embora lignum vitae fosse ocasionalmente usado nos primeiros planos) inseridas onde a sola sofre maior desgaste. Conhecidas como boxe, essas tiras aumentam a vida útil da ferramenta. Nas fotos acima, observe como o avião está inclinado - ou suspenso - com sua cerca ao longo da borda da obra. O salto dá maior controle, mas também permite que a largura da boca seja consistente para suportar o barbear e obter um corte suave.
Esquerda: começando o corte. Com a guia firmemente pressionada contra a obra, o avião é mantido no ângulo de mola necessário.
Meio: meio a meio. Observe como o barbear se torna muito mais largo à medida que o perfil ganha forma
Direita: Cortes de acabamento final. A lâmina remove aparas finas à medida que roça os pontos altos da moldagem. Assim que a parada de profundidade entrar em contato, o avião parará de cortar. Esta moldura é uma pequena ogiva grega com bisel.

Na tradução ao invés de plaina é traduzido como plano




https://www.leevalley.com/en-ca/discover/woodworking/2020/august/collecting-molding-planes?


Um comentário:

  1. Dias desse eu visitei uma igreja de 300 anos e fiquei me perguntando como se fazia esse tipo de acabamento se não havia tupia.
    Bom. Taí a resposta.

    ResponderExcluir