um sonho de todo marceneiro é ter o serrote japonês, aqui em um artigo da PWW em inglês mas que se pode traduzir:
Aprenda sobre os diferentes tipos de serras manuais japonesas, como elas diferem das serras ocidentais e seus benefícios distintos.
Serras manuais japonesas
japonesas (nokogiri) estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos e configurações com nomes com os quais você pode não estar muito familiarizado, como dozuki, kataba, ryoba e kugihiki. Neste artigo, daremos uma visão geral dos estilos mais comuns de serras japonesas usadas nas marcenarias ocidentais.
Shogun
As serras Shogun mostradas neste artigo são fabricadas pela Miki Tool Co , localizada em Miki, uma cidade na prefeitura japonesa de Hogyo. Miki é um importante centro de ferraria e metalurgia desde o século 15. A Miki Tool Co. possui uma das mais variadas serras manuais disponíveis. Eles também fabricam cinzéis, lâminas manuais e outras ferramentas manuais para trabalhar madeira. Você pode ver o catálogo completo online . Para obter mais informações, visite mikitool.co.jp
A principal diferença entre as serras manuais ocidentais e japonesas é que as serras ocidentais cortam no curso de empurrar enquanto as serras japonesas cortam no curso de tração. É por isso que você costuma ver serras japonesas chamadas de serras manuais .
Uma segunda diferença, embora um pouco menor, é o formato do cabo, que quase sempre é redondo ou oval e reto. Os cabos de madeira muitas vezes são feitos de madeira macia (geralmente Paulownia) e frequentemente embrulhados com rattan, que é um material natural durável e flexível, resistente a lascas. As serras manuais pequenas geralmente têm um cabo de faia. Alças de plástico de elastômero antideslizantes estão disponíveis em um estilo tipo pistola e reto. Estes são freqüentemente encontrados em carpintaria e serras de poda. No geral, as serras japonesas são mais leves do que as serras ocidentais equivalentes e menos cansativas de usar quando você precisa serrar muito.
https://www.canadianwoodworking.com/japanese-hand-saws
Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá, foi um escritor, filósofo e político brasileiro. Filho do comerciante português Domingos Pereira da Fonseca e de Teresa Maria de Jesus, natural do Rio de Janeiro. Em 1800, casou-se com Maria Barbosa Rosa do Sacramento. Wikipédia
Nascimento: 18 de maio de 1773, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Falecimento: 16 de setembro de 1848, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nome completo: Mariano José Pereira da Fonseca
Pai: Domingos Pereira da Fonseca
Formação: Universidade de Coimbra (1793), Universidade de Coimbra
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário