segunda-feira, 28 de junho de 2021

Wood Carving Carving a Flame Finial

 Esculpindo um Flame Finial


Minha mãe está visitando. É a primeira vez dela no Cohansey desde que veio aqui para meu casamento em 1974, e sua primeira vez na minha loja, então decidi demonstrar algumas técnicas de reprodução, torneamento e escultura para ela. Na terça, escolhi algo simples , um remate em chamas de um relógio de caixa de 1790 que por acaso estava próximo. Um pouco mais tarde, virei e fiz uma cópia bem parecida.

florões de chama esculpidos

O original, no canto superior esquerdo, é em mogno das Índias Ocidentais. A cópia, meu primeiro remate flamejante, ainda inacabado, está em nogueira. A bola é muito pequena, a chama muito grande e há alguns pequenos problemas com os detalhes da concha e do cordão, mas está bem parecido.


Você pode perguntar o que farei com o novo remate, já que o relógio ainda tem todos os três originais. Vou colar um tarugo e uma rolha no fundo, e vai ser um remate de vinho, para o final do vinho . Eu fiz várias rolhas em forma de florão, como presentes para amigos que apreciam móveis de época e bom vinho, e várias outras tampas para camas, relógios, etc., e esculpi colunas torneadas, mas este é meu primeiro remate com entalhe no torneamento.

Mais informações sobre o processo, repetidas no Fórum do Woodcarving:

Primeiro, liguei uma chama em forma de jalapeña ...

  • Então, com o torno ainda girando, marquei o diâmetro maior com um lápis.
  • Com um par de divisórias, ainda no torno, mas com o torno parado, saí do equador, ajustando as divisórias até que tivesse cinco passos quase iguais.
  • Usando o remate original como guia para o ângulo, desenhei uma linha diagonal através de cada um dos cinco pontos.
  • Na ponta, desenhei uma linha vertical curta que teria cruzado os pontos, se eu a tivesse estendido o suficiente.
  • Na parte inferior, desenhei cinco semicírculos, centralizados nos pontos. Acho que poderia ter desenhado outra linha ao redor da curva e depois desenhado os semicírculos com uma bússola, mas não é realmente necessário, já que a goiva controla a curvatura da parte inferior da flauta.
  • Em seguida, conectei todos os pontos pertinentes à mão livre. Tudo isso foi feito no torno, com minha mão apoiada no apoio de ferramentas.
  • Então, eu levei para a bancada e usando uma goiva (acho que usei um Pfeil de meia polegada, padrão suíço # 11, mas isso iria variar, dependendo do tamanho do remate), fiz um corte em espiral entre cada par de linhas. Isso exigiu vários cortes, trabalhando para ambas as extremidades, é claro.
  • Depois disso, fui aprofundando e alargando cada canal, com alguns cortes, até chegar às linhas que havia desenhado.

Ainda estou alisando as flautas, com raspadores e lixa.

rolha de vinho de chama esculpida

Aqui está uma foto do remate, com alguns retoques, incluindo uma rolha de cortiça, acabada com óleo de noz e goma-laca transparente desparafinada. É uma espécie de polonês francês, exceto que eu uso óleo de noz em vez de óleo de linhaça. O óleo de linhaça é provavelmente uma escolha melhor se tudo o que você está interessado é na qualidade do acabamento, mas usar óleo de noz parece ajudar a vender itens para pessoas que são paranóicas com acabamentos seguros para alimentos.


Credito: William Duffield, no Cohanse





Original em inglês:
 http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_641.shtml 
















Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o
mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro, embora sua obra não se restrinja a formas e temáticas de movimentos específicos. Wikipédia
Nascimento: 31 de outubro de 1902, Itabira, Minas Gerais
Falecimento: 17 de agosto de 1987, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cônjuge: Dolores Dutra de Morais (de 1925 a 1987)
Formação: Faculdade de Odontologia e Farmácia da UFMG (1923–1925), Colégio Anchieta (1918–1919), Colégio Arnaldo
Filhos: Maria Julieta Drummond de Andrade, Carlos Flávio Drummond de Andrade 
Saiba mais em:https://www.ebiografia.com/carlos_drummond/



Nenhum comentário:

Postar um comentário