sábado, 12 de junho de 2021

Técnica: Escolhendo esquadros combinados.

 ESCOLHENDO ESQUADROS COMBINADOS


Ferramentas para toda a vida. Compre bons esquadros combinados e  trate-os bem, e essas ferramentas duras vão durar mais que você.

Selecione uma ferramenta confiável com esses testes simples.

Não consigo pensar em um projeto que fiz que não envolvesse o uso de um ou mais dos meus esquadros combinados. Eu os uso para definir as juntas e cortes e para verificar os cortes para confirmar se eles estão no esquadro (um teste que eu executo em uma peça de refugo todas as vezes antes de usar a serra de mesa de nossa oficina em peças reais).



 É sempre uma boa ideia certificar-se de que as escalas em suas ferramentas de medição correspondem umas às outras - e usar as mesmas ferramentas em toda a construção.



Então, quando se trata de ferramentas de medição indispensáveis, um esquadro combinado confiável de 12 "está perto do topo da minha lista, e uma versão de 6" está bem atrás. E embora seja improvável que suas escalas discordem, eles podem - então, se possível, comprá-los ao mesmo tempo. Ou, quando você obtiver um novo de qualquer um, compare e confirme se eles correspondem. (Também é uma boa ideia mostrar as escalas em todos os seus dispositivos de medição uns para os outros - o ideal é que sejam todas exatamente iguais.)

Se for comprar essas ferramentas pessoalmente, leve com você até a loja uma lapiseira e um pedaço de madeira de pelo menos 15 cm de largura x 15 cm de comprimento, com uma das pontas articuladas. Se você estiver comprando por catálogo ou online, analise sua nova ferramenta ou ferramentas assim que abrir a caixa.

E talvez nem seja preciso dizer, mas compre os melhores esquadro de combinação que puder (e nem por um segundo considere um com cabeça de plástico). São ferramentas muito utilizadas; os bons duram e valem o custo.


Primeiro, avalie a régua


Borda reta. Para confirmar se a lâmina está reta em seu comprimento, mostre-a na borda de uma placa articulada. Se houver luz aparecendo, a régua não é aceitável.


É claro que é fundamental que um esquadro combinado seja, bem, quadrado. Se a régua e o cabeçote não se encontrarem em 90 °, a ferramenta é inútil. (Sim, às vezes você pode consertar um esquadro fora de esquadro, mas não deveria - especialmente em uma nova ferramenta.) Mas você também precisa ser capaz de realmente ler a coisa.




Verifique o esquadro. Registre a cabeça firmemente contra a borda reta de sua prancha e trace uma linha.


Portanto, antes de testar o esquadro é certifique-se de que a régua em si seja adequada. Os números são legíveis? (Gravados, em vez de estampados, números e linhas são geralmente melhores.) Existem denotações em 8ª, 16ª e 32ª? (Se você é um engenheiro, pode trabalhar até 64 graus; eu não.)



Agora vire o esquadro e mostre a régua para a linha. Se o esquadro for verdadeiro, a linha e a régua serão paralelas.


Se as marcações forem satisfatórias, certifique-se de que as duas bordas longas estejam retas. Para fazer isso, tire a régua da cabeça e pressione uma das bordas da régua contra a borda articulada do tabuleiro. Se a régua for reta, você não conseguirá ver nenhuma luz aparecendo entre a régua e a madeira. Agora verifique a outra borda longa.

Agora teste para o esquadro

Reinsira. Primeiro, olhe para o mecanismo da porca de travamento na parte superior e certifique-se de que a lingueta esteja plana na lateral da ferramenta.


Remonte o esquadro e registre a cabeça firmemente contra a borda reta do tabuleiro. Segure a ferramenta com força no quadro e, em seguida, trace uma linha fina e consistente a lápis contra a régua na face do quadro.

Em seguida, combine o lado sulcado da régua com o plano. Agora empurre a porca para cima e deslize a regra no lugar.

Agora vire o quadrado e “mostre a linha ao quadrado” - isto é, com a cabeça novamente registrada na borda articulada do esquadro, alinhe o outro lado da régua com a linha do lápis. Se a régua e sua linha são paralelas, o esquadro é realmente quadrado. Se estiver desligado, teste novamente para ter certeza de que não houve erro do usuário envolvido. Ainda desligado? Passar.

Quando estiver satisfeito com a adequação da régua e com a cabeça a 90 °, afrouxe a porca abaixo da régua, remova a régua e insira-a novamente. Na maioria dos esquadros  combinados, o mecanismo da porca de travamento possui uma mola; empurrar a parte inferior da porca para cima libera a tensão do mecanismo e o move para a posição para facilitar a reinserção da lâmina. A régua  deve ser fácil de remover e substituir.

Aperte a porca e puxe a régua; esta não deve se mover.

Alguns esquadros incluem um nível de bolha e uma ponta de metal removível que se destina a funcionar como um escriba ou furador. O escriba provavelmente se perderá e o nível de bolha será praticamente inútil para o trabalho de móveis. Então, eu realmente não me preocuparia muito com isso.

Ferramenta vitalícia

Extras, mas não necessários. Entre meus dois esquadros no trabalho, tenho dois níveis de bolha e um escriba intacto; são três recursos demais para minhas necessidades.


Se você comprar bons esquadros combinados e tratá-los bem, eles durarão além de sua vida. (Em casa, eu uso uma Starrett de 6 polegadas que meu avô adquiriu antes de minha mãe nascer.)

Faça o seu melhor para nunca perder um esquadro combinado - mas se o fizer, teste-o imediatamente. (E se estragar a cabeça, você pode pelo menos manter a régua.) Não deslize desnecessariamente a régua para frente e para trás na cabeça; ele usa as superfícies onde a régua e a cabeça se encontram.

E crie uma régua para testar seus esquadros de vez em quando. Se você descobrir que eles saem do quadrado depois de alguns meses ou anos, economize para comprar uma marca melhor. 

Você pode ler o original em inglês no link:   https://www.popularwoodworking.com/techniques/choosing-combination-squares





Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource, e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze. Wikipédia

Nascimento: 12 de maio de 1802, França

Falecimento: 21 de novembro de 1861, Sorèze, França

Formação: Seminar Saint-Sulpice

Morte: 21 de novembro de 1861 (59 anos); Sorèze

Pais: Nicolas Lacordaire, Anne Dugied

Saiba mais em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário