sábado, 20 de fevereiro de 2021

anote ai: lubrificar a serra para deslizar melhor

 


Essa dica tem quem diz não ser o ideal já que o sabão tem agua e acaba enferrujando a lamina.

Dicas e técnicas de serra circular

Relembre o básico com esta coleção de serras circulares, o que fazer e o que não fazer

FH08SEP_CIRSAW_01-2 motosserrasFamily Handyman
Aprenda a usar uma serra circular com segurança e eficácia. Essas dicas e técnicas profissionais o ajudarão a construir tudo, de algumas prateleiras a uma casa inteira, de maneira mais rápida e melhor.

Não coloque a lâmina muito fundo

Profundidade adequada da lâmina

Definir a lâmina muito profunda causa alguns problemas. Primeiro, é mais perigoso do que uma lâmina ajustada corretamente porque mais lâmina fica exposta durante o corte. Além disso, a serra tem maior probabilidade de emperrar e retroceder se a lâmina for muito funda. Deixando de lado as questões de segurança, as lâminas cortam com mais eficiência quando colocadas corretamente.

Defina a profundidade da lâmina antes de cortar

Antes de puxar o gatilho

Determine a profundidade da lâmina desconectando a serra e segurando-a ao lado da placa com a proteção da lâmina retraída. Em seguida, afrouxe a alavanca ou botão de ajuste de profundidade e gire a base da serra até que a lâmina se estenda cerca de 1/4 a 1/2 pol. Abaixo da placa. Aperte a alavanca ou botão e você está pronto para serrar.

Permita que o corte caia livremente

Evite vincular

Sempre certifique-se de que a extremidade da tábua que você está cortando pode cair ou se mover. Para cortes brutos em madeira serrada, deixe a extremidade cortada cair. Esteja ciente, porém, de que a peça em queda pode levar consigo uma lasca de madeira quando o corte estiver quase concluído. Para evitar estilhaços ao cortar tábuas para projetos mais agradáveis, apóie a tábua continuamente. Mas não prenda, segure ou restrinja a peça de corte.

Contraplacado de apoio para corte

Técnica de corte de madeira compensada

O corte transversal de madeira compensada sem apoiá-la em todo o seu comprimento pode fazer com que a serra emperre ou a folha de madeira compensada se rasgue ou se estilhace quando a peça cortada cai. Se você estiver usando cavaletes, simplesmente estenda-os com um par de 2x4. Isso fornecerá o suporte necessário.

Não corte madeira que está apoiada em ambas as extremidades

Problema de retrocesso

É como cortar o galho de árvore em que você está - um desastre garantido. A razão é que, quando o corte se aproxima da conclusão, a placa se curva para baixo, o que prende a lâmina no corte e faz com que a serra e / ou a placa se curvem. Isso é perigoso e geralmente bagunça o tabuleiro também.

Proteja a placa para cortes rasgados

Rip cut trick

Na maioria dos casos, uma serra de mesa é uma escolha melhor para rasgar madeira do que uma serra circular. Mas se você não tiver uma serra de mesa à mão e o corte rasgado não tiver que ser preciso, uma serra circular funciona bem. O truque é segurar a placa no lugar enquanto você a rasga. A menos que a placa que você está rasgando seja muito larga, os grampos ficarão no caminho. Portanto, uma boa alternativa para prender é pregar a tábua nos cavaletes. Deixamos as unhas projetadas aqui porque elas não interferem na base da serra. Mas você pode fixar os pregos (ou parafusos) e ainda assim puxar facilmente a placa quando terminar. Para reduzir o dano a placas de melhor qualidade, use pregos de acabamento e puxe-os pela parte de trás quando terminar.

Segure a proteção da lâmina para cima para iniciar cortes em ângulo

Técnica de corte angular

Algumas serras mais recentes têm proteções de lâmina projetadas para retrair mesmo quando você está serrando em ângulo. Mas mesmo com esses designs mais recentes, é mais fácil fazer um corte em ângulo se você retrair primeiro o protetor da lâmina. Depois de alguns centímetros no corte, libere lentamente o protetor da lâmina para que ele assente na placa. Se você tentar iniciar um corte em ângulo sem retrair a proteção da lâmina, a proteção pode se prender na madeira e fazer com que a lâmina da serra emperre ou o corte saia do curso.

Recomece se a serra se afastar da linha

Refazer erros

Cortar em linha reta é uma serra mecânica que exige prática. Depois que a lâmina da serra está alinhada e cortando ao longo da linha, não é preciso muito esforço para mantê-la no caminho certo. Mas se você começar de maneira tortuosa, será difícil guiar a serra de volta para a linha. Não tente direcionar a lâmina de volta para a linha. Em vez disso, pare e deixe a lâmina parar de girar. Em seguida, retire a serra do corte, observe ao longo da linha e comece novamente. Com a prática, você estará sempre cortando em linha reta.

Corte tábuas pesadas sem cavaletes

Truque de carpinteiro enquadrado

Quando você está cortando vigas ou outras peças pesadas de madeira, geralmente é mais fácil cortá-las onde estão do que colocá-las em cavaletes. Uma maneira fácil de fazer isso é simplesmente pousar a prancha na ponta do pé e encostá-la na canela. Em seguida, alinhe a serra com a sua marca e deixe a gravidade ajudar a puxar a serra através do corte. Tenha o cuidado de manter o corte da serra a pelo menos 30 cm do dedo do pé.

Guie os cortes com o dedo

Guia prático para rasgar

Fazer cortes longos e estreitos com uma serra circular é fácil se você usar o dedo indicador como guia. Alinhe a lâmina com a linha. Em seguida, aperte a base da serra entre o polegar e o indicador e deixe seu dedo deslizar ao longo da borda da placa para guiar o corte. Esta técnica é segura, desde que você segure a serra antes de ligá-la e não a solte até que a lâmina pare.

original em inglês:   https://www.familyhandyman.com/project/circular-saw-tips-and-techniques/




Sidarta Gautama, é popularmente chamado simplesmente de Buda ou Buddha, foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação". Wikipédia

Nascimento: Lumbini, Nepal

Falecimento: Kushinagar, Índia

Nome completo: Siddhartha Gautama

Cônjuge: Yashodhara

Citações

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

Três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.

Você só perde aquilo a que você se apega.

Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/buda/






Nenhum comentário:

Postar um comentário