domingo, 21 de fevereiro de 2021

 O artigo ficou muito legal mas por ser extenso, estou colocando apenas um trecho já traduzido, alias vc pode traduzir o texto todo, (pelo Google Translate), abaixo o link para acessar todo o artigo:   

Tenons

Trechos dos Messageboards

Bill Houghton, Sebastopol, CA chamou Christopher Schwartz : Na página 20, coluna 1, do November Popular Woodworking (na seção de perguntas e respostas da revista), você sugere que alguém compre um cinzel entalhe de 5 ⁄ 16 ",“ que é o tamanho certo para encaixes feitos à mão em estoque de 3/4 ". ”Então, na coluna 2, você diz em resposta a outra carta,“ a regra geral ... é que a espessura da espiga deve ser metade da espessura do seu estoque. 

Não consigo fazer a matemática funcionar - duas vezes 5 ⁄ 16 "é 5 ⁄ 8 ", não ¾ ". Por favor, confunda-me.

Christopher Schwarz : Desculpe. Existem (pelo menos) duas regras básicas para os encaixes. Um para cada mão, suponho.

Por outro lado, na marcenaria mecânica, a regra comum é que as espigas têm a metade da espessura do estoque. Pessoalmente, acho que isso ocorre em parte porque um cinzel de encaixe oco de 3 ⁄ 8 "simplesmente funciona melhor do que os tamanhos menores, que tendem a entupir por causa de seus pequenos escapes.

Por outro lado, no trabalho em madeira à mão, a regra comum é que as espigas têm um terço da espessura do material (e, aliás, o comprimento da espiga deve ser cinco vezes a espessura da espiga). Como é comum trabalhar com material um pouco mais grosso em marcenaria manual, 5 ⁄ 16 "funciona muito bem para mim.

Se você tentar fazer um entalhe de 3 ⁄ 8 "em ¾" com um cinzel de entalhe, correrá o risco de quebrar sua articulação em espécies frágeis, como a cereja. Espero que isso ajude a dissipar minha inconsistência.

Derek Cohen, em Perth Austrália : Você escreveu: “ e, aliás, o comprimento da espiga deve ser cinco vezes a espessura da espiga. ”Então, se minha espiga tiver ¼" de espessura, a espiga deve ter 1¼ "de comprimento? Isso não pode estar certo, pode?

Ok, eu sei que é uma regra prática, mas vamos considerar a mesa do corredor que estou construindo no momento. As pernas têm 40x40 mm na parte superior (afinando abaixo do avental) e o avental tem 19 mm de largura. Portanto, a espiga do avental será 1 ⁄ 3 de 19 mm (= 6,3 mm), digamos um cinzel entalhe de ¼ "(sim, eu misturo métrica e Imperial o tempo todo). Eu esperava fazer as espigas do avental apenas ¾" (19 mm) longo, que é um pouco mais da metade da sua recomendação (¼ "x 5 = 1¼").

O que estou entendendo de errado?




                                                                          imagem ilustrativa, não faz parte do artigo, (credito Rain Noe)
o artigo onde esta essa imagem, neste link: https://www.core77.com/posts/43001/Reference-The-Ultimate-Wood-Joint-Visual-Reference-Guide 

http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_695.shtml









Luis Fernando Verissimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Wikipédia

Nascimento: 26 de setembro de 1936 (idade 84 anos), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Cônjuge: Lúcia Helena Massa (desde 1964)

Filhos: Pedro Verissimo, Fernanda Verissimo, Mariana Veríssimo

Pais: Érico Veríssimo, Mafalda Halfen Volpe

Prêmios: Prêmio Jabuti de Livro Infantil Digital

Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/luis_fernando_verissimo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário