domingo, 14 de fevereiro de 2021

WoodCentral: superfice da madeira aspera

 


Superfície da madeira aspera

Trechos dos Messageboards

Frank_Shic (Walnut Ck, CA) se perguntou : Depois que coloquei a plaina  de limpeza para funcionar, comecei a tentar achatar um álamo que estava por aí, sem sucesso. então me sentei e assisti ao vídeo de Rob Cosman, (pagina do Bob no YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCqp8oXLR84eiryfhNXK-nTA),  e só queria ter certeza de que a sequência estava correta:

  1. aplaine com o grão na face côncava para um ponto de referência plano
  2. vire a placa e aplaine diagonalmente em ambas as direções usando varas de enrolamento para procurar por torção
  3. junte o rosto
  4. alise o rosto

Esta é a sequência correta?

Só estou me perguntando por que você não continua trabalhando a face inicial com a plaina de junta e depois a plaina de suavização? Além disso, alguém usa a plaina  jack antes da plaina  jointer? Meu entendimento foi usar a plaina  de macaco para limpar as calhas de vegetação, primeiro aplainando diagonalmente e depois com o grão.

Estou apenas tentando descobrir qual é a maneira mais eficiente de proceder - provavelmente vou pular a seleção das aparas (a menos que fiquem presas embaixo da plaina ) entre cada golpe, como Rob Cosman faz no vídeo!

Ferramentas Nemo : Aqui está o procedimento que utilizo, principalmente de Essentials of Woodworking de Grifffith, publicado em 1908.

Antes de aplainar, corte seu material em dimensões aproximadas. Não há lucro em aplainar uma grande prancha longa para a verdade. O vento, a taça e a coroa se acumularão no comprimento e na largura e causarão muito trabalho extra e desperdício para fazer isso.

  1. Se a prancha estiver no vento ou no copo, o que quase sempre está, pegue a face menos desejável, aquela que não seja a face de referência, e nivele-a aproximadamente com a plaina de esfregação  ou o macaco, até que fique assentada sem balançar.
  2. Vire a prancha e remova o vento e o copo da prancha com esfoliante, alise com o macaco até que passe na inspeção com varas de enrolamento e quadrados em todas as direções. Marque como face de referência.
  3. Una a melhor aresta até que esteja quadrada com a face de referência. Marque como aresta de referência.
  4. Desenhe uma linha ao redor de todas as arestas com a espessura desejada da face de referência.
  5. aplaine a face off quase até a linha e, em seguida, termine com o macaco na linha.
  6. Descreva a largura da aresta de referência e aplaine  para baixo quase até a marca.
  7. Atire fora da borda para a marca.
  8. Quadrar o melhor final.
  9. Reduza o comprimento, corte e trabalhe até a linha.

Durante todo o tempo, teste constantemente com try square, winding sticks, etc.

Posso dizer por experiência amarga que tornar suas coisas verdadeiras é crítico para todas as operações subsequentes. Nota: tente marcar todas as linhas e cortes subsequentes da face, aresta e extremidade de referência.

Paul Kierstead : Por que você vira : o princípio é que você está pressionando o tabuleiro. Se a superfície oposta da placa (isto é, aquela contra a bancada) for torcida de outra forma não firmemente contra a bancada em toda a sua superfície, então, quando você empurrar para baixo, irá distorcer a placa, causando um nivelamento irregular. Para compensar isso, você obtém um lado mais ou menos em um plano (certamente não precisa ser perfeito, apenas ok) e o usa como uma superfície de apoio na bancada.

A outra maneira de fazer isso é calçar sob a placa para criar uma superfície de rolamento estável. Eu descobri que isso é uma grande dor e descobri que o método áspero, achatado e dobrado funciona muito melhor.

Como um aparte, se você terminar o primeiro lado um pouco mais, também será uma ótima superfície de apoio para deslizar através de uma plaina espessa ...

Roger Nixon : Concordo com Paul K. Alguns outros pontos. Eu não aplaino com o grão. Inicialmente, procuro os pontos altos da placa e aplaino os grãos cruzados até que sejam removidos. Depois de ter várias áreas no tabuleiro no mesmo plano, eu aplaino diagonalmente em cada direção para deixar o tabuleiro bem plano. Sim, eu uso uma plaina  jack após a limpeza. Eu coloquei cerca de 3 ⁄ 16 "de curvatura na minha plaina # 40 (traduz-se aproximadamente em um raio de 1½"), então eu sigo com uma plaina  macaco (um # 5) que tem uma curvatura de 1 ⁄ 16 ". ou # 7 (dependendo do comprimento da placa) com uma curvatura muito pequena de alguns milésimos.

Ellis Walentine : … uma dica e um aviso. A dica é que, uma vez que você aplainou sua superfície de referência e mediu a espessura em todas as quatro arestas, agarre a plaina  de bloco e chanfre cada aresta na linha de calibração. Isso é uma referência visual perfeita ao planejar a face oposta.

O aviso tem a ver com espessura áspera vs. acabada. Se você precisar remover um pouco de material, digamos, engrossar uma placa 5/4 para 7 ⁄ 8 "ou algo assim, sugiro dividir a diferença para que você aplaine sua superfície de referência plana, remova metade da diferença do outra face e, em seguida, remova o equilíbrio de sua primeira face. Isso ajuda a garantir que, se o gradiente de umidade na madeira não for uniforme, você não o desequilibrará removendo muito material de uma face ou outra, o que pode resultar em ventosas.

Adam Cherubini : “ Eu sugiro dividir a diferença de forma que você aplaine sua superfície de referência, remova metade da diferença da outra face e então remova o equilíbrio de sua primeira face. Isso ajuda a garantir que, se o gradiente de umidade na madeira não for uniforme, você não o desequilibrará removendo muito material de uma face ou da outra, o que pode resultar em um posterior encapsulamento. 

Não estou convencido de que isso seja verdade. Eu acho que é sábio aplainar os dois lados. Mas se você tiver que remover uma quantidade considerável de madeira, acho melhor removê-la do lado da seiva. A ideia é que anéis longos causam o cupping, encurtando-os, quebrando-os reduz o cupping. Por isso procuro anéis que pareçam serrados. Eu olho para os anéis como elásticos esticados. Quanto mais você corta, menos escavação ocorrerá.

Posso estar errado - já faz um tempo que não li Entendendo a madeira,. (pesquise aqui o livro para dowload: https://jermainebryanress.files.wordpress.com/2017/04/understanding-wood-a-craftsmans-guide-to-wood-technology-by-r-bruce-hoadley.pdf)  e não tenho certeza se entendi!

John Hoffman : Plainas Scrub são muito curtos para achatar. Eles só vão piorar as coisas, a menos que você seja realmente bom. A junta é a plaina a ser usada para aplainamento. Use o aplainamento  para remover o estoque apenas quando sua plaina / jointer estiver quebrada ou quando você ficar sem remédios e teve um dia ruim. Vou usar o jack plaina definido para um corte realmente rançoso para remover o estoque e, em seguida, acertá-lo com a jointer definida para fazer cerca de 4-6 milésimos de corte. A plaina  da junta achatará o estoque. Em seguida, siga com o mais suave. Eu tenho Rough to Ready, mas não o siga. Seu método leva muito tempo e pode ser evitado alisando com a jointer.

Adam Cherubini : Se você está removendo quantidades enormes de estoque e não se importa com o que vai acabar, a plaina de limpeza está bem. Para aplainamento básico, é vantajoso ter uma plaina  mais longa. Eu uso uma plaina  frontal de madeira de 16 ". Um nº 6 pode ser uma boa alternativa. Alan Breed mencionou sua preferência por um nº 6 como uma boa ferramenta geral - longa o suficiente para trabalhar bordas, boa para trabalho de superfície.

De qualquer forma,a plaina longa de desbaste vai ajudá-lo a encontrar os pontos baixos (porque não os planará) e avisará quando você aplainar uma coroa. Não importa em que direção você aplaine. Se a sua plaina de desbaste tiver a boca aberta, você corre o risco de tirar um grande pedaço se trabalhar com o grão e ele subir de repente em você.

Raramente uso minha plaina  try (o que você está chamando de jointer) para aplainar um rosto. Certamente não o uso como uma simples questão de procedimento. Normalmente, posso ir direto da plaina  frontal para o mais suave. Mas lembre-se de que não prefiro superfícies planas. Eu gosto de um pouco de movimento, então ...

A única outra coisa que eu mencionaria (acho que na mesma linha do que acabei de dizer) é ... conforme você avalia diferentes garrafas de óleo de cobra, escolha a garrafa do tubarão que compartilha sua estética e sensibilidade, e cuja técnica parece ser o mais rápido. Estética à parte, caras com técnicas básicas de superfície que parecem muito complicadas ou demoradas parecem ter objetivos muito diferentes dos meus, por exemplo. Eles podem estar vendendo plainas e não móveis, ou suas superfícies podem ser seu objetivo (e existem vários caras aqui nessa categoria). Essas diferentes intenções tornam a sua comparação e nossa assistência um pouco mais complicadas.

Então, apenas em termos de divulgação total, eu gosto de superfícies ásperas e acho o rasgo encantador. Meu trabalho tem muitos, muitos recursos visuais, então o trabalho de superfície fina não é importante para mim, talvez até desvantajoso. Quero ser capaz de chegar à superfície a 2,5 m em cinco ou dez minutos.

Christopher Schwarz : Encontrei evidências consideráveis ​​de que a plaina  de limpeza não foi construído para marceneiros, mas sim para carpinteiros.

Original em Inglês em: http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_694.shtml

Tradução do Blog  Ah! E se falando em madeira...








Augusto Branco, nome artístico de Nazareno Vieira de Souza é um poeta e escritor brasileiro. Wikipédia

Nascimento: 23 de maio de 1980 (idade 40 anos), Porto Velho, Rondônia

Formação: UNIR Centro

Veja mais em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Branco


Nenhum comentário:

Postar um comentário