sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

É bom saber: The spruce crafts: How to make perfect box foint

 Como fazer juntas perfeitas com uma serra de mesa





Detalhe da junta para carpintaria

Tempo total: 15 minutos

Nível de habilidade: iniciante

As juntas em caixa são uma alternativa forte, resistente e atraente para as juntas em cauda de andorinha . Embora uma junta em cauda de andorinha seja mais forte do que uma junta em caixa, também é mais complicado de criar. No entanto, como você verá nas etapas a seguir, uma junta de caixa limpa e perfeitamente ajustada é fácil de criar rapidamente com um gabarito de junta de caixa simples para sua serra de mesa .

Para começar a fazer seu gabarito de junta de caixa, determine a largura que você deseja que cada um dos dedos da junta tenha. Por exemplo, se você quiser deixar seus dedos com meia polegada de largura, comece rasgando uma tira de papel de 1/2 polegada por 1/2 polegada por pelo menos 4 polegadas de comprimento. Além disso, corte um pedaço de 1 por 6 (ou madeira compensada ) cortado em um tamanho final de 5 1/2 polegadas por 10 polegadas, como mostrado na imagem acima.

O que você precisará

Equipamentos / Ferramentas

Serra de mesa com um medidor de esquadria e conjunto de lâmina de dado empilhado

Furadeira, com ou sem fio

Materiais

1 5 pedaço de 1/2 x 10 polegadas de madeira compensada de 1/2 polegada ou 3/4 de polegada

3 parafusos de madeira de 1 1/4 pol.

Cola para carpintaria

Instruções

Instale o conjunto Stacked Dado Blade

Depois de cortar as duas peças de madeira para o gabarito, instale a lâmina de dado empilhado na sua serra de mesa. Posicione picadores suficientes entre as duas lâminas externas de modo que a largura final do corte corresponda à largura desejada dos dedos da junta da caixa que você determinou.



Configurando o conjunto de lâmina Dado empilhado


Anexe a placa ao medidor de mitra

Anexe a placa ao medidor de esquadria da serra de mesa, conforme mostrado na imagem acima. Deslize o medidor de esquadria na ranhura de esquadria à esquerda da lâmina da serra e verifique se o medidor de esquadria está definido para 90 graus (perpendicular à lâmina da serra). Em seguida, posicione a placa em uma das bordas longas, contra o medidor de esquadria, certificando-se de que a placa se estenda pelo menos 1/2 polegada além da folha de dado empilhado.

Use sua furadeira para inserir um par de parafusos de madeira nas fendas ou orifícios do medidor de esquadria e no bloco de madeira. Certifique-se de que os parafusos sejam curtos o suficiente para que a ponta não apareça na face da placa.





Anexe a placa ao medidor de esquadria






Corte um entalhe na placa de apoio

Com a placa presa ao medidor de esquadria da serra de mesa, a próxima etapa será fazer um entalhe na placa para acomodar um bloco espaçador. Se a tira cortada na primeira etapa tinha 1/2 polegada de largura por 1/2 polegada de altura, ajuste a altura da lâmina para 1/2 polegada acima do topo da serra de mesa. Ligue o motor e deslize o medidor de meia-esquadria para frente, guiando a placa de apoio por toda a lâmina, cortando um entalhe de 1/2 polegada por 1/2 polegada na placa. Deslize o medidor de volta em direção ao seu corpo, limpando a lâmina novamente e desligue a serra.


Corte o primeiro entalhe no gabarito







Anexe o bloco espaçador

Após o primeiro entalhe ter sido cortado na placa de apoio, insira o bloco espaçador através do entalhe. Ele deve se encaixar perfeitamente sem levantar a placa de apoio da superfície da serra de mesa.

Deslize o bloco espaçador de modo que a extremidade fique 2 polegadas além da face frontal da placa de apoio e faça uma marca a lápis no bloco de espaçador contra a parte de trás da placa de apoio. Corte o bloco espaçador nesta linha de corte. Guarde as duas metades da peça cortada, pois você precisará das duas.

Em seguida, remova o medidor de esquadria da serra de mesa e vire-o de cabeça para baixo, expondo o lado inferior da placa de apoio. Coloque uma pequena quantidade de cola no entalhe e posicione o bloco espaçador no entalhe de forma que o corte que você acabou de fazer fique alinhado com a parte de trás. Perfure previamente e rebaixe um parafuso prendendo este bloco espaçador à placa de apoio.


Anexe o bloco espaçador à placa de apoio


Ajuste o gabarito de junta de caixa

Com o bloco espaçador instalado, reposicione o medidor de esquadria na ranhura esquerda da serra de mesa. Em seguida, remova os dois parafusos que montaram o gabarito no medidor de esquadria. Deslize o gabarito de junta de caixa um pouco para a direita, usando a parte restante do bloco espaçador que você cortou na etapa anterior para ajustar a largura do gabarito.


Com o gabarito posicionado de forma que o bloco espaçador instalado tenha agora exatamente a largura de um dedo da junta da caixa após a lâmina, reconecte o bloco de apoio ao medidor de esquadria usando os dois parafusos que você acabou de remover. O gabarito de junta de caixa agora está completo.



Ajustando o gabarito de junta de caixa









Comece a cortar a junta da caixa

Para começar a cortar uma junta em caixa, você precisará das duas peças de estoque nas quais cortará a junta. Normalmente, essas duas peças de estoque terão a mesma espessura e largura, como em dois lados correspondentes de uma caixa de gaveta.

Antes de fazer o primeiro corte, ajuste a profundidade da lâmina dada empilhada na serra de mesa para coincidir com a espessura do estoque que está sendo cortado. Por exemplo, se você construiu o gabarito para ter dedos de 1/2 polegada de largura, mas as placas que estão sendo cortadas têm 3/4 polegadas de espessura, levante a lâmina para coincidir com a espessura da placa.

Para fazer o primeiro corte, posicione a placa na borda de modo que a borda da placa que será cortada fique plana na mesa. Deslize a placa para a direita para que ela encoste no bloco espaçador, deixando a borda plana contra a mesa. Depois de verificar se a placa está se estendendo para cima até a mesa serrada, prenda a placa contra o gabarito com uma pequena braçadeira de madeira. Observe a imagem acima como exemplo.

Ligue a serra de mesa e empurre o gabarito até o fim através da lâmina do dado empilhado. Este primeiro corte cortará um novo entalhe no gabarito, além de cortar a placa. Depois que o gabarito limpar a lâmina completamente, puxe o gabarito de volta em direção ao seu corpo, passando pela lâmina novamente e desligue a serra.

Dica

Adicione cerca de 1/64 de polegada à altura da lâmina para que, quando a junta da caixa for montada, os dedos fiquem ligeiramente salientes da superfície de contato, garantindo uma junta completa. Esta ligeira extensão pode ser lixada após a montagem final da junta em caixa.



Comece a cortar a junta da caixa








Ajuste a placa no gabarito

Depois que o primeiro dedo foi cortado, remova a braçadeira do gabarito e reposicione a placa de forma que o entalhe recém-cortado deslize para o bloco espaçador no gabarito. Verifique se a borda da placa está alinhada com a mesa e prenda novamente a placa no gabarito, como mostrado na imagem acima.

Corte o segundo entalhe da mesma maneira que cortou o primeiro. Remova a braçadeira, ajuste a placa de forma que o segundo entalhe deslize para o espaçador, prenda novamente e corte o terceiro entalhe. Continue este procedimento até que todos os entalhes necessários para os dedos nesta borda da placa tenham sido cortados. Embora seu último corte possa não ser um corte completo ou o último dedo não tenha uma largura total de 1/2 polegada, lembre-se de que, quando a placa acabar, você terminou de cortar os entalhes.


Reajustando a placa para o próximo corte

Corte os dedos da junta da caixa na segunda placa







O procedimento para fazer o primeiro entalhe na segunda placa correspondente é diferente do procedimento usado para cortar o primeiro. Se você cortar a segunda placa da mesma maneira que cortou a primeira, as bordas da placa não coincidirão quando você montar a junta.

Para alinhar a segunda placa, coloque a borda da placa contra a mesa e a face contra a placa de apoio do gabarito (como antes), mas desta vez, deslize a placa para a direita de modo que a borda superior da placa apenas cubra o entalhe no gabarito. Observe na imagem que a placa mal cobre o entalhe, que está a 1/2 polegada de distância do bloco espaçador.

Prenda a placa na placa de apoio e corte o primeiro entalhe. Este entalhe deve ser muito parecido com uma junta de encaixe , onde a largura total do entalhe coincide com a borda da placa.

Após completar este primeiro entalhe, remova a braçadeira, deslize a placa para a direita para que o primeiro entalhe fique posicionado sobre o bloco espaçador. Prenda novamente a placa no gabarito e corte o segundo entalhe. Continue este procedimento como antes até que todos os entalhes dos dedos tenham sido cortados.



Posicionando a segunda placa no gabarito de junta de caixa







Montagem da junta de caixa

Com os dedos de encaixe em ambas as placas cortados, verifique se você se saiu montando a encaixe a seco. A junta deve se encaixar perfeitamente, mas os dedos não devem ser muito apertados. Os dedos devem se estender um pouco além da face externa da placa correspondente.

Quando chegar a hora da montagem final, aplique uma pequena quantidade de cola para marcenaria em todas as faces das juntas de caixa em ambas as placas, monte a junta e prenda as placas no lugar.



Montagem da junta de caixa concluída








Credito: Chris Baylor  -   Tradução e arranjo do Blog

original em inglês  :   https://www.thesprucecrafts.com/how-to-make-perfect-box-joints-3537042




Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido em numerosos centros epicuristas que se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador. Wikipédia

Nascimento: fevereiro de 341 a.C., Samos, Grécia

Falecimento: 270 a.C., Atenas, Grécia

Nome completo: Epicurus

Escola: Epicurismo

o fundador do “Epicurismo” – sistema filosófico que proclama o prazer obtido mediante a prática da virtude como o único bem superior do homem.

Com 18 anos viajou para Atenas, onde ouviu os ensinamentos de Xenócrates, sucessor de Platão na Academia. Após diversas viagens ensinou em Mitilene, Lampsaca.

Influenciado por: Demócrito, Diógenes de Sinope, Aristipo de Cirene, Pirro de Élis, Nausífanes de Téos

Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/epicuro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário