quarta-feira, 5 de maio de 2021

Fica a Dica: Wane = Compreender e trabalhar com os defeitos da madeira

 Um artigo bem interessante sobre defeitos na madeira, esta em inglês, traduzi um pequeno trecho:   

Usinagem de Madeira Sólida

Compreender e trabalhar com os defeitos da madeira
Wood-Pieces-and-Shavings-Original.jpg

Nenhuma árvore é perfeita. Está sujeito a defeitos desde o momento em que emerge como muda até os últimos estágios de tempero. Um defeito é simplesmente uma anormalidade ou irregularidade encontrada na madeira. Existem muitos tipos diferentes de defeitos decorrentes de muitas causas diferentes. Por exemplo, existem defeitos naturais e adquiridos causados ​​por um membro quebrado ou outro ferimento, ataque de inseto e fungo ou crescimento rápido de uma árvore.

Existem defeitos inatos causados ​​pela característica natural da madeira de encolher ou expandir em resposta ao vapor de água no ar. E, existem defeitos artificiais e mecânicos causados ​​por serração ou usinagem incorreta (conversão), secagem inadequada (tempero) ou manuseio e armazenamento inadequados.

Os defeitos podem ser responsáveis ​​pela redução do valor econômico da madeira, diminuindo sua resistência, durabilidade e utilidade, prejudicando sua aparência e, em alguns casos, causando sua degradação.

Defeitos naturais da madeira

Durante sua vida, uma árvore está sujeita a muitas forças naturais que causam defeitos na madeira. Os marceneiros estão bastante familiarizados com esses defeitos - nós, rachaduras, estrias ou manchas escuras feias, buracos de minhoca e até decadência. Alguns dos defeitos de madeira mais comuns que todos os marceneiros enfrentam incluem:

Bolsos de casca - Formados quando um pequeno pedaço da casca se projeta para dentro da madeira. Esta área é geralmente considerada insalubre.

Bicadas de pássaros - Causadas por pássaros, principalmente pica-paus, que bicam as árvores principalmente para causar pânico aos insetos que vivem dentro ou sob a casca e na madeira das árvores. Isso faz com que os insetos saiam permitindo que os pássaros os comam. O bicamento de pássaros pode causar pequenos ferimentos na árvore, resultando em mudanças de grão que mais tarde aparecem como várias formas de figura na madeira (figura é a “aparência” ou aparência de um pedaço de madeira).

Burls - Burls são um crescimento deformado formado quando uma árvore recebe um choque ou lesão em sua tenra idade. Devido ao seu ferimento, o crescimento da árvore é completamente perturbado e surgem projeções irregulares no corpo da madeira.

O crescimento contínuo da árvore segue o contorno da deformidade burl original, produzindo todos os tipos de torções, redemoinhos e nós na fibra da madeira. Normalmente, isso resulta em padrões espetaculares na madeira que podem ser usados ​​com grande efeito no trabalho em madeira. A madeira Burl é normalmente mais escura do que o resto da árvore e, em alguns casos, pode ter uma cor totalmente diferente.



Grão grosso - Se a árvore cresce rapidamente, os anéis anuais são alargados. É conhecida como madeira de grão grosso e possui menos resistência.

Danos fúngicos - os fungos geralmente danificam a madeira ou madeira por descoloração e / ou decomposição. A madeira resultante é geralmente mais fraca ou de uma cor diferente do que é típico para essa espécie. Os efeitos mais comuns de danos por fungos incluem:
●     Mancha azul - comum em pinheiros, bordo e muitas outras madeiras, a mancha azul (também chamada de “mancha de seiva”) é causada por um fungo que se alimenta da seiva. Não vive em árvores vivas devido à falta de oxigênio. A cor azulada (às vezes cinza ou cinza escuro) é o próprio fungo, não a cor do alburno. A cor não degrada a estrutura celular e não conta contra a madeira no processo de classificação.
●     Podridão parda -Uma forma de decomposição da madeira encontrada apenas em madeiras macias que destrói a celulose da madeira, causando rachaduras no grão. A podridão marrom avançada tende a deixar a madeira mais marrom do que o normal. É um precursor da podridão seca.
●     Podridão seca - depois que a madeira infectada com podridão marrom seca, as paredes celulares da madeira restante se transformam em pó seco quando esmagadas. Isso é chamado de podridão seca.
●     Podridão do coração - é formada quando um galho sai da árvore. A madeira do coração fica exposta ao ataque dos agentes atmosféricos. No final das contas, a árvore enfraquece e emite um som oco ao ser atingida por um martelo.
●     Podridão úmida -Alguns tipos de fungos causam a decomposição química da madeira da madeira e, com isso, a convertem em um pó marrom acinzentado conhecido como podridão úmida. Condições alternativas de umidade e seca favorecem o desenvolvimento de podridão úmida. Se a madeira não temperada ou mal temperada for exposta à chuva e ao vento, ela facilmente se torna vulnerável ao ataque de podridão úmida.
●     Podridão branca - é exatamente o oposto da podridão marrom. Nesse tipo de ataque de fungos, a lignina da madeira e a própria madeira assumem o aspecto de uma massa branca composta por compostos de celulose. Algumas das podridões brancas durante seus estágios iniciais de desenvolvimento formam o que é comercialmente denominado "madeira espalhada". Esta madeira tem uma cor e figura únicas, e alguns marceneiros a prezam muito.

Defeitos de insetos - vários insetos comem madeira. Muitos outros insetos usam a madeira como local de nidificação para suas larvas, o que resulta em buracos e túneis na madeira. Os danos que causam variam de menores a catastróficos. Alguns dos insetos mais comuns incluem:
● Besouros chatos de madeira - Besouros chatos de madeira, como buprestídeos, postes de pólvora, ambrosia, móveis e longhorn, túneis através da madeira para depositar suas larvas. Algumas larvas comem a parte amilácea do grão da madeira. Muitas espécies atacam árvores vivas, mas geralmente estressadas, enquanto outras preferem hospedeiros mortos recentemente.
●     Brocas de buraco de alfinetes - Eles danificam toras recém-cortadas e madeira não temperada, mas também atacam árvores enfraquecidas, estressadas, moribundas e árvores saudáveis ​​com ferimentos na casca.
●    Cupins - Os cupins não apenas túneis através da madeira em várias direções, mas corroem a madeira do núcleo da seção transversal. Eles geralmente não perturbam a casca externa ou a cobertura. Na verdade, a peça de madeira atacada por cupins pode parecer sólida até que falhe completamente.

Nós - um nó é a base de um galho ou galho que foi quebrado ou cortado da árvore. A porção do galho remanescente recebe nutrição do caule por algum tempo e isso acaba resultando na formação de anéis escuros e duros conhecidos como nós. Como a continuidade das fibras da madeira é interrompida por nós, elas constituem uma fonte de fraqueza. Existem vários tipos de nós:

● O     som (ou nós apertados ) são sólidos e não podem ser soltos porque são fixados pelo crescimento ou posição na estrutura de madeira. Eles estão parcial ou totalmente integrados aos anéis de crescimento.
●     Nós não sólidos (ou nós soltos) são nós que caem da madeira quando empurrados ou já caíram. Eles são causados ​​por um galho morto que não estava totalmente integrado à árvore antes de ser cortado.
● Os    nós encerrados são aqueles que não estão integrados à madeira circundante.
●     Knothole é um buraco deixado onde o nó foi nocauteado.
●     Spike knotssão membros que foram cortados transversalmente ou no sentido do comprimento, mostrando a seção final ou longitudinal do membro ou nó. Esses nós geralmente apresentam rachaduras e graves desvios de grãos próximos a eles.

Grão elevado - Qualquer coisa que dê à madeira uma sensação de ondulação. Normalmente, isso é causado pela madeira de verão mais dura que se eleva acima da madeira da primavera mais macia no anel de crescimento. Os anéis de crescimento não se separam.

Shake - Uma rachadura longitudinal ou separação da madeira entre os anéis de crescimento, muitas vezes estendendo-se ao longo da face da placa e às vezes abaixo de sua superfície. Os shakes podem separar parcial ou completamente as fibras de madeira. As separações tornam a madeira indesejável quando a aparência é importante. Embora este seja um defeito de ocorrência natural, possivelmente causado por geada ou vento, também podem ocorrer tremores no impacto no momento do corte e por causa do encolhimento da tora antes da conversão.

Existem dois tipos de shakes:
●     Star Shake: um grupo de divisões que irradia da medula ou centro da árvore na forma de uma estrela. É mais largo nas extremidades externas e mais estreito nas extremidades internas. Star shakes geralmente são formados devido ao calor extremo ou geadas severas durante o crescimento da árvore. Também conhecido como tremor do coração.
●     Ring Shake: Também conhecido como “cup shake” ou “wind shake”, essa ruptura ocorre paralelamente aos anéis de crescimento. Um tremor de anel não é facilmente detectado em toras verdes e madeira serrada, mas só se torna aparente após a secagem. É causada por qualquer um de vários fatores, incluindo bactérias, feridas em árvores, idade da árvore e condições ambientais, como ação excessiva do gelo na seiva quando a árvore é jovem.

Divisão - Uma divisão é uma ruptura ou separação na fibra da madeira que reduz a aparência, resistência ou utilidade de uma placa. Uma das rupturas mais típicas desse tipo é chamada de agitação de anel. Em um movimento de anel (também conhecido como movimento de xícara ou movimento do vento), a ruptura ocorre paralelamente aos anéis de crescimento. Não é facilmente detectado em toras verdes e madeira serrada, mas só se torna aparente após a secagem. É causada por vários fatores, incluindo bactérias, feridas em árvores, idade das árvores e condições ambientais.

Manchas - as manchas são uma descoloração que penetra na fibra da madeira. Eles são causados ​​por uma variedade de condições e podem ser de qualquer cor diferente da cor natural da madeira. Vários fungos que não destroem a madeira podem causar manchas ou descoloração. Algumas manchas podem indicar cárie ou bactérias presentes.

Spalting - Qualquer forma de descoloração da madeira causada por fungos. É normalmente encontrado em árvores mortas, portanto, se a madeira não estiver estabilizada no momento certo, eventualmente se tornará madeira podre.

Existem três tipos de spalting que são normalmente incorporados à marcenaria como elementos de design: pigmentação (“sapstain”), podridão branca e linhas de zona.

Fibras torcidas - são conhecidas como corações errantes e causadas pela torção de árvores jovens pelo vento que sopra rapidamente. As madeiras com fibras retorcidas não são adequadas para serrar.

o artigo completo em inglês, traduzivel, vc encontra aqui:   https://www.woodworkingnetwork.com/best-practices-guide/solid-wood-machining/understanding-working-wood-defects




John Willard Marriott, Sr. era um empresário e empresário americano. Ele foi o fundador da Marriott Corporation, empresa controladora das maiores empresas de hospitalidade, redes de hotéis e serviços de alimentação do mundo. Wikipedia (inglês)

Nascimento: 17 de setembro de 1900, Marriott-Slaterville, Utah, EUA

Falecimento: 13 de agosto de 1985, Wolfeboro, Nova Hampshire, EUA

Cônjuge: Alice Marriott (de 1927 a 1985)

Filhos: Bill Marriott, Richard E. Marriott

Netos: David Marriott, Stephen Garff Marriott, Debbie Marriott Harrison, John Marriott

Prêmios: Medalha Presidencial da Liberdade, Silver Buffalo Award

Saiba mais em:  https://en.wikipedia.org/wiki/J._Willard_Marriott  (traduzivel)



Nenhum comentário:

Postar um comentário