Artigo interessante sobre empenamento da madeira, em inglês mas traduzivel: Quando a madeira boa fica ruim:
Como lidar com placas empenadas
We've tudo estado lá: Você vai na oficina no sábado de manhã para cavar um projeto, apenas para descobrir que bela madeira que você comprou há uma semana distorcida de sua forma reta e relativamente-quadrado. Infelizmente, muitas vezes a madeira muda de forma naturalmente devido a uma variedade de fatores, alguns dos quais você pode controlar e outros não. Antes de perder a forma, respire fundo e lembre-se: Existem diretrizes simples para lidar com madeira empenada.
O que causa empenamento?
Em seu nível mais básico, uma árvore consiste em células contendo água, o sangue vital de uma árvore. Quando você corta uma árvore e a transforma em madeira, ela deve ser seca para remover a maior parte da água e torná-la viável. Quando a quantidade de água deixada dentro da madeira seca se estabiliza, ela atingiu o “teor de umidade de equilíbrio” ou EMC. Para as madeiras nobres nos Estados Unidos, esse número é em média de cerca de 11% no sudeste úmido, a 6% no sudoeste do deserto e 8% no resto do país.
Uma vez na EMC, a madeira pode ser usinada ou trabalhada à mão com a certeza de que permanecerá estável. Mas não há garantia de que permanecerá nesse nível de umidade porque a madeira continua a inchar em resposta aos aumentos de umidade e encolher à medida que o ar ao redor seca e puxa a umidade para fora pelos poros da madeira.
A empenagem normalmente assume uma de quatro formas: xícara, arco, cajado ou torção. (Veja as ilustrações acima. ) Vários fatores causam deformações. Primeiro, onde uma tábua é cortada de um tronco tem mais influência no movimento. O encolhimento e o empenamento podem ser previstos com base no padrão de grão e sua orientação para a medula (ou centro) de uma árvore. (Veja as ilustrações abaixo .) Em segundo lugar, os defeitos que ocorrem naturalmente dentro da árvore podem causar empenamento. Para obter mais detalhes sobre esses defeitos, consulte “Condições abaixo do ideal causam estresse no grão”, no final da história .
https://www.woodmagazine.com/wood-supplies/lumber/when-good-wood-goes-bad
Roger de Rabutin, Comte de Bussy, habitualmente conhecido como Bussy-Rabutin, foi um escritor de memórias francês. Nascido em Epiry, perto de Autun, ele representou uma família distinta na Borgonha, e seu pai, Léonor de Rabutin, foi tenente-general da província de Nivernais. Wikipédia
Nascimento: 13 de abril de 1618, Epiry, França
Falecimento: 9 de abril de 1693, França
Cônjuge: Gabrielle de Toulongeon (desde 1643)
Filhos: Jean Louis de Bussy-Rabutin, Michel-Celse-Roger de Bussy-Rabutin
Netos: Amadeus de Bussy-Rabutin, Casimir Christoph von Brackel
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_de_Bussy-Rabutin
Nenhum comentário:
Postar um comentário