10 dicas de lixamento para deixar a pintura ótima
Se você não estiver satisfeito com o resultado do acabamento pintado, o
problema pode estar na maneira como você está lixando. Siga essas dicas e
você será bom como ouro!
Vá
EZ no RO
As lixadeiras de órbita aleatória empregam um movimento de ação dupla (o disco gira e oscila) para criar um padrão de lixamento uniforme que minimiza arranhões visíveis. Levantar e mover-se rapidamente ao usar este tipo de lixadeira parece natural, mas é a coisa errada a fazer porque interrompe o movimento de dupla ação da lixadeira e cria padrões de lixamento irregulares. Marcas de riscos perceptíveis são o resultado infeliz. Para evitar marcas de arranhões, os fabricantes de lixadeiras de órbita aleatória recomendam movê-la muito lentamente, cerca de 5 a 10 segundos para cobrir 6 ″, e aplicar apenas uma leve pressão, cerca de 2 a 4 lbs., que é aproximadamente o peso de seu braço.
Sempre
lixe à mão
Lixar manualmente com o grão deve ser sempre o último passo antes de aplicar a tinta. O lixamento potente pode economizar muito tempo, mas raramente deixa as superfícies totalmente livres de arranhões. O lixamento manual após o lixamento mecânico alinha todos os riscos de lixamento de forma que o grão ajude a escondê-los. Rolar para baixo quando você lixa com a mão está OK. Na verdade, isso acelera o processo. A utilização de um bloco de lixar com face de cortiça ajuda a distribuir uniformemente a pressão do lixamento. Comece com o mesmo tamanho de gão que você usou para sua última rodada de lixamento potente. Se arranhões visíveis do lixamento elétrico permanecerem após o lixamento manual, mude para um grão ligeiramente mais grosso e comece novamente.
Saiba quando parar
Lixar até grãos superfinos faz com que a madeira pareça ótima sob um acabamento de óleo transparente, mas pode causar problemas se você planeja usar tinta. A maioria das pinturas à base de óleo contém pigmentos, que colorem a madeira alojando-se em poros e outras fendas na superfície - como arranhões de lixa. À medida que essas fendas diminuem de tamanho, a pintura se torna menos eficaz. Muitos fabricantes de tinta recomendam o lixamento de acabamento até grão 220 no máximo e parando em um grão mais baixo para obter uma cor mais escura. As amostras à direita mostram a diferença na penetração da pintura no mogno entre parar na granulação 180 (esquerda) e lixar na granulação 320 (direita).
Areia
na diagonal
Um método da velha escola para eliminar marcas de arranhões visíveis é propositalmente torná-los visíveis lixando ao longo do grão enquanto você abre caminho através dos grãos. Depois de lixar diagonalmente em uma direção, mude para o grão mais fino e lixe diagonalmente na direção oposta até que os riscos do grão anterior desapareçam. Aumente outro grão e lixe com o grão até que todos os riscos diagonais desapareçam.
Pré-lixar
e pré-pintura
Quer criar uma bomba-relógio final? Apenas espere para lixar e pintar as estruturas de moldura e painel depois de montadas. Durante a estação de aquecimento, o painel tende a encolher devido à baixa umidade, expondo uma tira de madeira sem acabamento em uma ou ambas as bordas. Para ocultar o movimento sazonal do painel, lixar, pintar e dar acabamento antes de montar a estrutura do quadro e do painel.
Lixe
os Stiles por último
Cuidado com o lixamento em juntas em montagens de escora e corrimão e estrutura frontal. O objetivo do lixamento à mão é esconder riscos alinhando-os com o grão. Mas ir longe demais nessas juntas faz com que os arranhões se destaquem como um polegar machucado. Para evitar esse problema, basta lixar os degraus por último - e quando você lixar os degraus, tome cuidado para não cruzar a linha da junta, ou você deixará arranhões desagradáveis na ponta do trilho. Em juntas de esquadria, lixe até a linha da junta de cada direção.
Saiba
quando lixar mais longe
Uma maneira de evitar que o grão final fique escuro quando a tinta é aplicada é lixando-o até obter um grão mais fino do que o grão facial. Na maioria das madeiras, o grão final é consideravelmente mais duro do que o grão frontal, o que torna os arranhões e outras fendas mais difíceis de remover. Como resultado, o grão final parece mais escuro quando manchado.
Nas amostras mostradas aqui (topo), o grão final e o grão frontal na placa inferior foram ambos lixados até 180 grit, enquanto o grão final da placa superior foi lixado até 320 grit para remover completamente os riscos de lixamento. Quando a mancha é aplicada (fundo), fica claro que o lixamento extra compensa: a cor do grão final é muito mais parecida com o grão da face. O grão final também parece melhor - quer esteja manchado ou com um acabamento transparente - porque a estrutura do anel anual mostra-se clara e distintamente.
Molduras
Requerem Lixamento
Resista à tentação de pintar molduras sem lixá-las. Mesmo que pareçam lisas, as molduras costumam conter marcas de fresamento na madeira bruta. Essas marcas podem ser muito difíceis de ver por causa do grão da madeira e das superfícies curvas da moldura. Mas se você não eliminá-los lixando, eles aparecerão como faixas de linhas paralelas quando você tingir.
Levante
o grão
As tinturas tintas à base de água geralmente deixam uma superfície áspera porque fazem com que as fibras de madeira dobradas com a lixa inchem e fiquem de pé. A melhor maneira de evitar esse problema é levantar e achatar o grão de forma preventiva. Então isso não acontecerá quando a mancha for aplicada. Umedeça a madeira e deixe secar. Em seguida, alise a superfície lixando levemente com o mesmo grão usado para o lixamento final.
Compre
lixa colorida
O melhor material para lixar madeira sem acabamento é feito com abrasivo de óxido de alumínio de alta qualidade, classificado para tamanho consistente, aplicado em uma camada aberta, ligado por resina a um suporte leve e flexível e coberto com um material anti-entupimento. Então, como você escolhe as coisas certas? Muitos fabricantes usam cores para marcar suas folhas de alta qualidade, então uma maneira fácil é procurar um papel de cor diferente. Norton 3X e 3M Pro Grade são dois exemplos. Ironicamente, a lixa em tons de marrom - a cor da areia - geralmente é feita com abrasivo granada, que embota muito mais rapidamente do que o óxido de alumínio, portanto não é a melhor escolha. Também não é provável que este papel seja coberto com um material ante entupimento.
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Wikipédia
Nascimento: 31 de março de 1596, Descartes, França
Falecimento: 11 de fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia
Influenciou: Isaac Newton, Gottfried Wilhelm Leibniz,
Formação: Universidade de Poitiers (1614–1616), Universidade de Leiden, Prytanée National Militaire, Universidade de Franeker
Influenciado por: Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino,
Saiba mais em: https://www.ebiografia.com/rene_descartes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário