domingo, 2 de maio de 2021

Técnica: Deterioraçao e danos a móveis e objetos de madeira

 Deterioração biológica e danos a móveis e objetos de madeira

A madeira é naturalmente muito durável - em ambientes moderados e protegidos, ela pode durar milhares de anos sem alterações substanciais. A deterioração biológica é encontrada principalmente na forma de insetos e fungos. Embora essa atividade possa resultar na destruição completa de um objeto, ela empalidece em comparação com o uso e o abuso por humanos. E, em contraste com a intervenção humana, a deterioração biológica é uma forma de dano freqüentemente evitável.

Muitos outros agentes ambientais (por exemplo, luz e calor) são as causas da decomposição da madeira. Uma vez que uma árvore é naturalmente parte dos ecossistemas, ela deve se decompor. A decomposição natural contribui para o fornecimento de nutrientes para outras plantas e animais, incluindo os descendentes de uma árvore em decomposição. No entanto, quando processos de decadência se tornam evidentes em objetos históricos, há motivos justificáveis ​​para alarme.

A maioria dos danos biologicos começa em más condições ambientais para armazenamento e exibição. A decadência biológica contínua depende de quatro condições. Se algum for removido, a decadência será interrompida. Eles são:

um suprimento de oxigênio

um suprimento de umidade

um suprimento de comida

uma faixa de temperatura moderada.

Vamos examiná-los em detalhes.

Fornecimento de oxigênio

Um suprimento contínuo de oxigênio é necessário para as formas de vida terrestre, incluindo aquelas que consomem madeira. Quando o suprimento é diminuído, ou removido inteiramente, o consumo cessa e o organismo é destruído. Na verdade, este é um novo método para erradicar organismos que destroem a madeira. Esses métodos chamados "anóxicos" exigem o uso de câmaras seladas e, às vezes, são uma boa alternativa aos pesticidas.

Fornecimento de umidade

O controle desta condição pode ser o mais difícil. O teor de umidade da madeira depende da quantidade de umidade nas redondezas. O termo "umidade relativa" é derivado da relação entre a umidade do ar e a temperatura desse ar. A quantidade de umidade (na forma de vapor d'água) pode ser estável em um determinado volume de ar e, à medida que esse ar é aquecido e resfriado, a umidade relativa muda. Como a capacidade do ar quente de reter o vapor de água é maior, a umidade relativa do ar é menor do que uma sala mais fria com a mesma quantidade de vapor de água. Por outro lado, à medida que o ar é resfriado, a umidade relativa "sobe". Isso explica por que, em um dia de verão, um porão pode ser extremamente úmido, em comparação com os andares superiores de uma casa. A umidade relativa é geralmente relatada como uma porcentagem,

A madeira, como muitos materiais, alcançará um equilíbrio entre o teor de umidade e o ambiente circundante. A madeira absorve umidade em condições de alta umidade relativa e a libera quando a umidade é menor. Em mudanças extremas, a madeira pode inchar (alta umidade) e encolher (baixa umidade). Condições de umidade excessivamente alta podem causar inchaço da madeira, o que pode resultar em componentes esmagados e falha no acabamento e na cola. Condições de umidade excessivamente baixa podem causar danos à madeira, como rachaduras. Entre os extremos de umidade está o teor de umidade ideal para uma boa preservação, mas também a faixa que suporta os processos de decomposição biológica. O teor de umidade extremamente alto (mais de 60%) é o ideal para o crescimento de fungos. Mas mesmo condições moderadas podem suportar a decomposição: alguns insetos, como cupins,

Abastecimento de Alimentos

Embora esse fator possa parecer terrivelmente evidente, em alguns casos, a verdadeira fonte de alimento para alguns organismos não é a madeira. No caso dos fungos (bolores e bolor), a fonte de alimento pode estar na superfície da madeira. O manuseio de um objeto pode deixar resíduos que sustentam o crescimento desses organismos, nas condições adequadas. Os fungos são provavelmente o agente da maior destruição da madeira na natureza.


 Freqüentemente, os fungos danificam a madeira, o que a torna mais convidativa para os insetos. Os insetos que consomem completamente a madeira incluem térmitas e larvas de besouro. Esses insetos podem consumir quase completamente um objeto ou estrutura histórica antes de serem detectados.


Temperatura

Organismos que destroem madeira foram encontrados em praticamente todos os ambientes. Infelizmente, a faixa de temperatura ideal de 75-90 ° F (24-32 ° C) é aquela em que os humanos se sentem confortáveis, portanto, a temperatura não é uma forma prática de controlar os organismos. Surpreendentemente, foi descoberta uma espécie recém-descoberta de cupim que opera até mesmo em temperaturas abaixo de zero. Apenas temperaturas sustentadas abaixo de zero ou altas temperaturas sustentadas mostraram algum sucesso em deter o desenvolvimento ou destruir organismos consumidores de madeira. E, infelizmente, o objeto pode ser seriamente danificado como resultado de temperaturas extremamente baixas, uma vez que pode secar e encolher nessas condições. As altas temperaturas podem danificar a decoração e as tintas da superfície e podem causar a liberação de cola.

Tipos comuns de organismos destruidores de madeira

Existem dois tipos principais de organismos destruidores de madeira: fungos e insetos. A infestação por qualquer um deles pode levar à destruição completa de um objeto. Na verdade, a infestação de um geralmente leva à infestação do outro. Madeira, fungos e insetos formam um ciclo biológico que foi aperfeiçoado ao longo de milhões de anos.

Os fungos incluem bolores e bolor e estão em todo o ambiente. Os fungos são organismos simples semelhantes a plantas que não possuem clorofila para produzir seu próprio alimento. Em essência, eles têm uma relação parasitária com seu hospedeiro. Eles se multiplicam rapidamente em um ambiente favorável e enviam esporos semelhantes a sementes (às vezes transportados pelo ar) para estender seu alcance. Alguns fungos não afetam a resistência da madeira por sua atividade - eles podem apenas manchar a madeira. No entanto, alguns podem destruir completamente a celulose da madeira (espinha dorsal do polímero) e a lignina (Aglue celular). No final das contas, o resíduo de madeira se desfaz em pó.

Quase não vale a pena tentar erradicar ou excluir os fungos, uma vez que eles são tão onipresentes. No entanto, podemos controlar com sucesso o consumo de objetos de madeira. Simplificando, se a umidade relativa for mantida moderada (menos de 60%), não haverá praticamente nenhum problema com fungos.

Insetos como besouros em estágio larval estão entre os mais destrutivos. Esses insetos põem ovos na madeira; as larvas em maturação comem continuamente, emergindo apenas para acasalar e continuar o ciclo. O adulto emergente deixará uma pequena saída, ou buraco de fuga, com cerca de 1/16 "(1,5 mm) de diâmetro. Embora condições desfavoráveis ​​possam retardar seu desenvolvimento, o ciclo de vida normal se completa em um ano.

Os cupins podem representar uma ameaça para os móveis, mas geralmente estão mais interessados ​​na construção de madeira que cerca a coleção. Outros insetos apresentam problemas especiais, pois podem nem usar madeira para se alimentar. Algumas formigas e abelhas fazem túneis na madeira, criando galerias para se abrigar. Normalmente, estes não são um problema com os móveis, mas podem ser um importante agente destrutivo em edifícios históricos.

Proteção de objetos de madeira

A partir dos comentários acima, você pode deduzir que a remoção de uma ou mais das condições favoráveis ​​de crescimento é suficiente para conter a propagação da deterioração biológica. O método mais simples para evitar danos por fungos e insetos é manter e monitorar um ambiente moderado. Uma vez que o fator mais controlável é o teor de umidade, um bom cuidado com as coleções incluirá a manutenção de uma umidade relativa de 40-60%. Naturalmente, alguns objetos especiais podem exigir outras condições, mas a maioria se sairá bem nesta faixa.

A madeira tem graus variáveis ​​de resistência natural à decomposição. Com o tempo, o artesão selecionou a madeira para uso em ambientes adversos, como postes de cerca. Algumas madeiras duram anos, mas outras se deterioram em uma estação. Madeira com baixa resistência pode ser tratada com conservantes. Insetos e fungos mostram pouco interesse em tintas e vernizes penetrantes para consumir madeira. Portanto, os objetos que são ou podem ser revestidos ficarão em melhor situação. No entanto, os controles ambientais ainda são a melhor linha de defesa.

Reconhecimento e Tratamento de Madeira Deteriorada

Como você pode reconhecer uma infestação ativa e como você deve reagir? Danos por insetos são mais freqüentemente notados quando detritos são encontrados no chão. Essa madeira digerida é chamada de fezes. Frass também pode ser solto em túneis antigos, dando a impressão de novos danos. Os orifícios de saída aparecerão recém-cortados em novos danos; orifícios de saída antigos terão acumulado poeira e sujeira. Se você observou orifícios de saída recentes, você deve remover o objeto do resto da coleção e embrulhar e selar completamente o objeto em uma folha de polietileno. Inspecione o resto da coleção em busca de danos. Se possível, coloque papel branco sob o objeto embrulhado e continue procurando por detritos. Adultos emergentes também podem ser observados. Objetos infestados devem ser tratados por uma empresa de extermínio profissional. Atenção especial deve ser dada a quaisquer considerações especiais, como o efeito do tratamento em metais, tintas e têxteis. Os procedimentos de extermínio devem ser realizados nas instalações da empresa.

Danos fúngicos são geralmente notados em estágios avançados de desenvolvimento. Os corpos frutíferos podem formar um tapete denso de aparência difusa na superfície. A infestação também pode ser acompanhada por um odor característico e desagradável. O crescimento de fungos pode ser removido limpando ou aspirando a superfície. Algumas pessoas são sensíveis a esporos transportados pelo ar, portanto, deve-se tomar cuidado ao limpá-los. A aspiração deve ser conduzida com um aspirador úmido-seco, se possível, e o filtro deve ser substituído ou completamente limpo depois. A limpeza deve ser feita ao ar livre, se possível.





Artigo original em inglês:  https://www.si.edu/mci/english/learn_more/taking_care/biodetwood.html





Thích Nhất Hạnh é um monge budista, pacifista, escritor e poeta Vietnamita. Nguyễn Xuân Bảo, um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges na idade de dezesseis anos. Wikipédia

Nascimento: 11 de outubro de 1926 (idade 94 anos), Huế, Vietnã

Filmes: Walk with Me, Fierce Light, In Search of the Great Song, 

Organizações fundadas: Parallax Press, Plum Village Tradition, 

Álbuns: Basket of Plums Songbook Boxed Set, 

Prêmios: Pacem in Terris Award]

Saiba mais em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Thich_Nhat_Hanh


Nenhum comentário:

Postar um comentário