segunda-feira, 10 de maio de 2021

Fique por dentro: laminas de serra de fita

 

LÂMINAS DE SERRA DE FITA: CINCO FATOS RÁPIDOS

Lâminas de serra de fita: cinco fatos rápidos

Provavelmente ninguém entra em sua loja e olha para suas lâminas de serra de fita com admiração e afeto. E por que você deveria? São peças de aço razoavelmente baratas que não chamam atenção até que se quebrem. Mas vamos parar e considerar por um momento como eles são incríveis e os serviços úteis que fornecem. É hora de respeitá-los um pouco!

1. É tudo uma questão de lâminas. Uma patente de serra de fita britânica foi registrada em 1809. Mas a tecnologia para criar lâminas de serra de fita duráveis ​​(as soldas quebraram rapidamente) impediu que as serras de fita fossem uma ferramenta prática pelos próximos anos. Uma patente de Anne Crepin, uma francesa, resolveu o problema da soldagem em 1846, e o caminho ficou claro para as serras de fita. A patente americana da serra de fita foi registrada em 1836 por Benjamin Barker de Ellsworth, Maine. (Aparentemente, também teve que esperar por uma lâmina adequada!)



2. O tamanho é importante. As lâminas de serra de fita para  carpintaria são geralmente feitas de aço carbono. A largura da lâmina é o fator determinante de quão pequena é a curva ou o diâmetro que você pode cortar. O diâmetro mínimo de corte de uma lâmina de 3/4 ″ (cerca de 5-1 / 2 ″) é muito maior do que uma lâmina de 1/4 ″ (aproximadamente 5/8 ″). Por outro lado, as lâminas largas geralmente cortam linhas mais retas do que as lâminas estreitas, se forem afiadas.

3. Esses são alguns dentes finos que você tem. A contagem de dentes varia nas lâminas de serra de fita. Em geral, lâminas estreitas têm mais dentes por polegada e cortam suavemente, mas requerem uma taxa de avanço mais lenta. As lâminas largas têm menos dentes maiores por polegada. Eles cortam mais rudemente, mas são mais fortes, para lidar com materiais muito mais espessos. As gargantas maiores entre os dentes permitem que mais limalhas sejam removidas com maior eficiência, produzindo menos atrito.

4. Dois para dançar o tango. Existem dois tipos principais de configurações de dentes:  em dente gancho ou em salto O dente do gancho tem um ângulo de saída de cerca de 10 graus, permitindo um corte mais agressivo e rápido. Sua compensação: um corte mais áspero. As lâminas dentadas não cortam tão rapidamente, mas deixam uma superfície muito mais lisa na madeira, exigindo menos lixamento nas bordas expostas.

5. Jack de muitos materiais. Embora cortemos principalmente madeira, existem lâminas de serra de fita que cortam muitos materiais diferentes. Plásticos e metais não ferrosos (latão, cobre e alumínio) também podem ser cortados com as lâminas adequadas em uma serra de fita padrão.  As lâminas com dentes de carboneto  são uma tecnologia relativamente nova que fornecem cortes de alta qualidade e permanecem afiadas por um longo tempo.

Original em inglês em:  https://www.woodworkersjournal.com/band-saw-blades-five-fast-facts/



Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins. Wikipédia

Nascimento: 26 de julho de 1875, Kesswil, Suíça

Falecimento: 6 de junho de 1961, Küsnacht, Suíça

Cônjuge: Emma Jung (de 1903 a 1955)

Filmes: Um Método Perigoso, 

Filhos: Gret Baumann, Helene Hoerni, Franz Jung-Merker, Marianne Niehus, Agathe Niehus

Saiba mais em: https://www.ebiografia.com/carl_gustav_jung/

Nenhum comentário:

Postar um comentário