domingo, 23 de maio de 2021

WoodCentral Desenvolvendo conjunto de ferramentas para um entalhador de madeira

 Desenvolvendo um conjunto de ferramentas para um entalhador de madeira

Tenho trabalhado em um "torno" de escultura para meu filho, Ross, que recentemente se interessou por escultura em madeira. Para começar, transformei para ele um maço de entalhar de cocobolo. Não havia como disfarçar seu prazer com este presente. Depois do Natal, ele foi para casa com algumas outras ferramentas de escultura e um pouco de "lenha" que roubamos da Lox Toolworks. Temos que observar o SWMBO bem de perto, com o aquecimento global, já que ela realmente gosta da lareira, para ter certeza de que apenas sucata de tipo BTU é levada para fora da loja.





Fiz alguns progressos no desenvolvimento de um sistema de escultura para Ross. Precisa ser compacto, porque ele não tem espaço em seu pequeno apartamento para um banco grande e um torno de modelista.

Tudo o que estou apresentando neste post é "protótipo". Isso significa que é um monte de kludges experimentais incompletos que não têm garantia de funcionar para o seu aplicativo, o meu ou o de Ross. Mas talvez possamos desenvolver mais algumas ideias a partir dele.

O design da plataforma de escultura é derivado de planos que encontrei em um e-zine de escultura, Carving World. Eu construí a plataforma, fixei uma cerca do tipo gancho na frente e fiz algumas cercas móveis para colocar na parte de trás e nas laterais.

Essas cercas estão um tanto "além do estoque". Os recursos incluem cachorros redondos móveis e dois conjuntos diferentes de espaçamentos de cachorros, para permitir que as cercas sejam colocadas em 90 ° ou 45 ° em relação às bordas da mesa. Vou descobrir se os orifícios extras nas laterais atrapalham. Suspeito que sim, e um conjunto separado de cercas de 45 ° funcionará melhor.

Eu ainda não construí a base "dos sonhos" da Woodcarving.com para a mesa, por causa das limitações de espaço do meu filho, então não posso comentar se ela pode funcionar bem. Eu construí sua braçadeira de came espiral equiangular, usando um ângulo de 80 °. Descobri que não aguentava, então construí outro com um ângulo mais raso de 82 °. Também não funcionaria, então decidi que estava perdendo tempo e materiais. Esse design tem suas deficiências - parece que só funcionaria em um tamanho muito maior e em um ângulo ainda mais raso. Podemos discutir este tópico mais tarde se alguém estiver interessado.

Olhei para a outra pinça promovida no artigo, a operada com um grande parafuso de olhal, e decidi que também não ia servir para mim, porque estou estragado pelo torno do meu modelador com ângulos de mandíbula ajustáveis ​​e inserções de mandíbula substituíveis , que pode acomodar uma gama mais ampla de geometrias de alça. A braçadeira da Woodcarving.com simplesmente não parecia ter flexibilidade suficiente. Portanto, considerei os designs dos parafusos manuais de madeira, tanto com fios de madeira quanto com fios de metal, e o funcionamento dos fixadores que construí há um tempo (uma adaptação do design de outra pessoa). Eu mostro uma nova aplicação de um desses limitadores para este novo design na última seção deste post.

As duas primeiras fotos mostram a pinça montada em operação. As cercas e mandíbulas desta versão são feitas de material quadrado de 11/2 "e, portanto, são muito altas para a alça da serra de trabalho em andamento entalhada que usei para a ilustração. Este não é um problema sério, uma vez que tudo é feito de sucata e ferragens simples e baratas, cujas dimensões podem ser modificadas à vontade. A modularidade do sistema permite que os acessórios fixos e móveis: cercas, buchas de 3/4 "e mordentes de pinça, etc., sejam adaptados ao necessidades de qualquer projeto de escultura em particular.

Existem três assembleias. O primeiro é a mandíbula monolítica e substituível. A face pode ser cortada, serrada ou esculpida em qualquer formato necessário para segurar o trabalho. Os dois parafusos são idênticos. A haste roscada é colada com segurança nas alças. O bloco central é uma porca rosqueada presa a um pino que cai na mesa. A haste roscada gira livremente na junta articulada, e a junta articulada gira livremente na mandíbula.

  



As fotos a seguir mostram materiais e detalhes de construção.

Usei uma broca Forstner de 11/2 "para perfurar os encaixes na mandíbula para as juntas dos dedos. Essa mandíbula de choupo pode não ser forte o suficiente, já que as paredes das juntas têm apenas 1/4" de espessura, e talvez eu precise construir um mais resistente. Os furos estão em centros de 41/2 ".

Os parafusos são construídos a partir de quatro subconjuntos, a haste, o cabo, a porca e a junta.

O cabo é torneado em madeira dura, com uma ponteira de latão e um furo profundo do mesmo diâmetro da haste roscada. Descrevi meus métodos para fazer alças em outro lugar.

A haste é toda roscada com duas porcas presas em uma das extremidades. Com uma serra, corte a haste roscada no comprimento certo. Alise as pontas dos fios com uma lima triangular ou cantsaw. Também coloco um dado em toda a extensão da haste, para ter certeza de que funciona livremente na porca. Rosqueie duas porcas em uma extremidade e, com um par de chaves, aperte-as uma contra a outra. Você não quer que eles trabalhem soltos.

A junta é virada de um pedaço de madeira dura. Deve girar livremente nos orifícios feitos na mandíbula. Faça a mandíbula primeiro e use-a como um medidor ao girar os nós dos dedos. Corte os nós dos dedos no comprimento certo. Você precisará de um bloco em V para que sua furadeira obtenha furos centralizados com precisão. Faça um orifício piloto totalmente, centrado no comprimento. De um lado, faça um furo com o diâmetro nominal da haste roscada (5/16 "de diâmetro). Do outro lado, faça outro furo, cerca de 3/4" do caminho através da junta, que permite que as porcas emperradas girem livremente (use uma broca de 5/8 "para porcas de 1/2"). Insira a haste, coloque uma arruela que funcionará como um apoio contra a extremidade das porcas e cole um plugue de madeira (5/8 "de diâmetro), deixando espaço suficiente dentro da junta para a haste e as porcas se moverem livremente. Depois que a cola aplicada com moderação tiver secado, apare a extremidade do plugue rente ao diâmetro externo da junta. Eu uso um avião de bloco e lixa.

A porca é montada a partir de um pedaço de tarugo, um bloco quadrado de madeira e um pedaço de conector de haste roscada. Para allthread de 5/16 ", eles têm cerca de 17/8" de comprimento. Fiz duas porcas de um conector, cortando-o em dois com uma serra. Como alternativa, você pode usar T-nuts. Faça um orifício de 3/4 "de diâmetro no final do bloco, na maior parte do caminho, e cole o pino de 3/4" de diâmetro para o cão. Depois que a cola secar, faça outro orifício de 5/16 "na lateral para encaixar a rosca toda. Centrado neste orifício, faça 1/2" de diâmetro até a profundidade da metade do conector que você fez. Para encaixar o conector neste orifício sem dividir o bloco, você precisará fazer um pequeno entalhe com uma veia (ferramenta de ranhura em V). Centralize a extremidade do conector no orifício, e bata com um martelo para indicar onde os cantos precisam ser esculpidos. Depois de cortar as fendas rasas até o fundo do orifício, use o martelo para inserir o conector no orifício.

Rosqueie a haste e a junta na porca. O conector deve ficar voltado para a junta, não para a alça.

Finalmente, cole a haste na alça. Obras de epóxi, poliuretano ou PVA. Como alternativa, Jorgensen usa um rebite em um orifício feito no cabo de madeira e na barra de aço roscada.

  



Às vezes, é mais conveniente prender o trabalho na mesa, em vez de colocá-lo de lado entre as mandíbulas. Meu plano original era embutir uma matriz de inserções rosqueadas na parte superior da mesa para que eu pudesse usar meus limitadores. Então eu tive uma inspiração. Uma inserção roscada pode ser embutida na extremidade de um pino e o pino inserido na parte inferior da mesa, se ele tiver uma cabeça para que não saia. Já tinha um que pude adaptar.

  



Algumas dimensões da que eu construí, fornecidas como referência para adaptação às suas necessidades:

A mesa tem 2 "de espessura, colada a partir de três folhas de madeira compensada e emoldurada em restos de madeira. A cerca inferior é aparafusada e colada na parte inferior. Um único pedaço de madeira teria funcionado para a face frontal e a cerca, mas tornaria um pouco mais difícil fazer os furos. A matriz de 8 x 9 dos furos tem 3/4 "de diâmetro, em 11 / 2 "centros. Os cães redondos são cortados de um pino de 3/4" de diâmetro e 31/2 "de comprimento. As cercas têm 11/2" quadradas. A haste roscada, porcas, conectores de haste roscada e inserções roscadas têm 5/16 "-18 NC. As hastes roscadas têm 9" de comprimento. Os orifícios nas alças têm 3 "de profundidade x 5/16" de diâmetro. As juntas articuladas têm 11/2 "de diâmetro. A garra da braçadeira tem 11/2"

Credito: William Duffield

Publicado em inglês em:  http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_358.shtml











Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. É autor de vários livros, entre os quais Por que Fazemos o que Fazemos?, em que analisa a vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina. Wikipédia

Nascimento: 5 de março de 1954 (idade 67 anos), Londrina, Paraná

Alma mater: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ocupação: filósofo; escritor; professor de teologia

Formação: PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), 

Pais: Antonio Cortella, Emília Gonçalves Cortella

Saiba mais em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Sergio_Cortella

Nenhum comentário:

Postar um comentário