domingo, 30 de maio de 2021

WoodCentral: Making a Chairmaker's Devil

 


Fazendo o demônio de um fabricante de cadeiras

por Scott Burr em Douglassville, PA

Aqui está o primeiro que fiz - cereja, bloco de fixação de algaroba. A garganta não é profunda o suficiente - entope na metade do tempo. E o raio é um pouco grande para fusos. Estou prestes a começar outro com raio de ½ ".

versão artesanal

Greg Betit e John Jesseph têm muito mais experiência com eles do que eu, e confiei muito em Greg ao fazer o meu (obrigado, Greg!), Mas aqui está você:

O escapamento, ou garganta, é cortado na parte de trás do bloco de fixação. No que eu fiz, tem cerca de 3 ⁄ 32 "de profundidade, o que não é suficiente, porque ainda engasga. Um velho que comprei no eBay (o com asas de gaivota nas fotos) tem uma garganta extremamente fina que funciona muito bem em aparas muito finas. Mas qualquer coisa mais do que leve, e também entope. Além disso, nos dois diabos que tenho, o bloco de fixação tem algumas rachaduras perto dos parafusos. Acho que ambos são finos demais para o estresse eles veem. Na próxima iteração, estarei usando um bloco mais grosso, que ficará orgulhoso da superfície do corpo e cortará o escape mais como 1 ⁄ 8 "a 5 ⁄ 32"profundo. Além disso, cortei o escape para que ele seja um pouco mais estreito do que o raio na parte inferior e abra em direção ao topo. Acho que Greg tem um (ou mais) que tem uma boca muito mais larga; provavelmente irei mais largo no próximo.

velho vs novo

O diabo asa de gaivota tem um desgaste de latão; minha cereja não. Provavelmente indo na contramão aqui, mas eu realmente não acho que o desgaste seja tão necessário, e vou te dizer o porquê: quando eu uso isso, o raspador fica bem colocado na parte inferior do corpo. Ajustando o quanto ele se estende além do corpo, posso controlar a agressividade do barbear e o ângulo em que devo segurar o corpo. Posto assim, a única coisa que toca na obra é o raspador ou, no máximo, a borda frontal do bloco de fixação. Já que o corpo não está influenciando o trabalho, o desgaste não está fazendo nada.


vista expandida

O cortador do meu diabo cereja é feito de um raspador velho. Corte com um recorte de estanho, lixe bem as pontas e arredondado os cantos com lixa. Eu configurei o raio primeiro perfurando o perfil no corpo e completando todo o trabalho de madeira. Uma vez que o raspador está pronto, eu o insiro no corpo para que fique nivelado com a borda inferior e traço o raio com um furador. Em seguida, removo o raspador e me ocupo com uma Dremel. Trabalhe devagar, mantenha um pouco de água à mão para esfriar (embora, se não me falha a memória, ela nunca esquentou muito) e esmerilhe até a linha. É surpreendentemente rápido. A propósito, um Dremel é seu amigo com isso. Cortei o escapamento com um acessório Dremel e roteador. Você também pode usar uma serra traseira e formões.


juntos novamente

Encartes rosqueados funcionariam, desde que você pudesse encontrar alguns pequenininhos. Na verdade, o plano de Langsner exige inserir algumas porcas na parte de trás do corpo e prender o bloco de fixação com parafusos de máquina. Usei pequenos parafusos de máquina e geralmente os apertei demais. Como o bloco é fino e sem suporte nas bordas, ele está começando a rachar um pouco. Não afeta o desempenho, mas gostaria que não tivesse acontecido. Idealmente, você poderia fazer o raspador em toda a largura e cortar pequenos orifícios alongados para os parafusos, de forma que pudesse ser ajustado para cima e para baixo, e então o bloco seria apoiado em toda a sua largura.








Original em inglês:  http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_645.shtml















Bagavadeguitá é um texto religioso hindu escrito em sânscrito, parte do poema épico indiano Maabárata, datado do século IV a.C., que relata o diálogo de Críxena/Krishna com o herói Arjuna no campo de batalha de Kuruksetra. Wikipédia
Saiba mais em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bagavadeguit%C3%A1






Nenhum comentário:

Postar um comentário